Como alisar cabelo branco sem amarelar? 4 dicas para um liso branco perfeito
Confira dicas que favorecem um liso sem tom amarelado!
Assumir os fios brancos é um ato cada vez mais comum entre mulheres, considerado por muitos um exemplo de empoderamento e aceitação da beleza natural.
O cabelo branco requer alguns cuidados específicos, pois, com a perda da melanina, os fios ficam mais desprotegidos das agressões diárias, com maior tendência a se tornarem secos e quebradiços.
Além disso, há o risco de amarelamento, temido por muitas pessoas que adotam esse visual, especialmente quando há alisamento.
Confira a seguir 4 dicas para alisar seu cabelo branco evitando o temido tom amarelo.
.
Dica 1: Evite a chapinha
Instrumentos de calor, a chapinha e o baby liss desidratam os fios. Além disso, alisar o cabelo com chapinha pode favorecer o amarelamento.
"Se usada em alta temperatura, com certeza o tom amarelado vai aparecer. E, quando usada com frequência, deixa os fios fragilizados e quebradiços", destaca a cosmetóloga Angela Vitalino de Farias, em matéria para o portal Terra.
Dica 2: Escolha o produto certo
Quem deseja alisar o cabelo ou reduzir o volume deve recorrer a produtos alisantes e redutores de volume que não possuam formol para manter a saúde dos fios.
O ideal é optar por produtos de ácidos orgânicos e lavar 2 ou 3 vezes o cabelo com xampu antirresíduo antes da aplicação da progressiva.
Dica 3: Atenção ao matizador
Para evitar o amarelamento, o ideal é orientar seu cabeleireiro a adicionar um matizador black de qualidade na máscara alisante que foi escolhida.
"Evite matizadores de cores azuis ou violetas em fios brancos, pois estes podem manchar os fios. Após tempo de pausa, retire o excesso do produto dos fios, aplique um bom leave-in/protetor térmico e faça a escovação", destaca Angela Vitalino de Farias.
Dica 4: Atenção na secagem
Em relação ao uso de secador, cabelos brancos devem ser secos e escovados em temperatura média, com 10 cm de distância dos fios, evitando pranchar. Esse processo auxilia na redução de volume, sem risco de amarelar.
"Se a pessoa quiser o liso, recomenda-se pranchar cada mecha de duas a três vezes, aguardando o resfriamento do cabelo entre cada pranchada e, se houver a percepção de que o fio está amarelando, deve-se interromper o procedimento na hora, para evitar a oxidação do fio", aponta Angela Vitalino de Farias.
Com informações do portal Terra