Às vésperas da Páscoa, uma das datas mais importantes para os cristãos, surge a dúvida: Quinta-feira Santa é feriado?
Nesta matéria, vamos esclarecer se essa data é considerada feriado nacional ou ponto facultativo. Confira:
Semana Santa 2024:
No calendário oficial do Brasil, a Sexta-Feira da Paixão é classificada como feriado nacional, marcando a crucificação de Jesus Cristo. Em 2024, esse feriado será celebrado em 29 de março.
No entanto, algumas cidades iniciam suas comemorações já na Quinta-Feira Santa, que este ano cai em 28 de março.
A Quinta-Feira Santa é o início do Tríduo Pascal, momento em que os cristãos relembram a Última Ceia de Jesus. Embora não seja um feriado nacional, alguns municípios brasileiros adotam a data como um dia de descanso para seus cidadãos.
Mas afinal, Quinta-feira Santa é feriado ou ponto facultativo?
Na verdade, apenas a Sexta-feira Santa é considerada feriado nacional, enquanto a Quinta-feira não possui essa classificação.
Porém, é comum que alguns estados e municípios decretem ponto facultativo neste dia, como é o caso de Cuiabá (MT), e Palmas (TO). Todos os servidores estaduais e municipais também desfrutam desse feriado.
Com o ponto facultativo, empresas privadas têm a opção de dar folga aos funcionários. Porém, caso optem por manter o expediente normal, os trabalhadores receberão suas horas normalmente, como em um dia de trabalho comum.
Como será o funcionamento dos bancos?
Conforme orientação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), as agências bancárias operam normalmente na quinta-feira Santa (28/03).
O que é celebrado na Quinta-feira da Paixão?
Neste dia, os cristãos relembram o episódio em que Jesus lava os pés de seus discípulos durante as celebrações da Pessach, a Páscoa judaica.
É considerada a Última Ceia de Jesus, quando ele instituiu o sacramento da Eucaristia. Muitas igrejas ao redor do mundo realizam cerimônias de lava-pés e santos óleos, marcando esse momento significativo da fé cristã.
Veja também: VERSÍCULO DE PÁSCOA: MENSAGEM com VERSÍCULO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS
Fonte: Exame.