SEMANA SANTA

Evangélicos podem comer carne na Sexta-feira Santa? Confira como funciona o jejum

Entenda o que diz a tradição sobre comer ou não carne vermelha na sexta-feira santa

Imagem do autor
Cadastrado por

Beatriz Paixão

Publicado em 25/03/2024 às 12:46 | Atualizado em 27/03/2024 às 9:01
Notícia
X

A Páscoa, uma das principais datas do calendário religioso cristão, marca a celebração da crucificação e ressurreição de Jesus Cristo. Durante a Semana Santa, que tem início no Domingo de Ramos e culmina no Domingo de Páscoa, os fiéis observam várias práticas e tradições, muitas das quais estão enraizadas no catolicismo. Uma das mais notáveis é a abstinência de carne na Sexta-feira Santa.

Dentro da tradição católica, a Sexta-feira Santa, também conhecida como Sexta-feira da Paixão, é um dia reservado para a prática da abstinência. Essa prática milenar opõe-se ao consumo de carne vermelha e de frango, sendo comum a substituição dessas carnes pelo consumo de peixe.

Entenda a seguir o significado do jejum para os católicos e se evangélicos podem comer carne na Sexta-feira Santa.

A tradição do jejum na Sexta-feira Santa remonta à Idade Média. No século IX, durante o pontificado de Nicolau I, foi estabelecida a prática de abster-se de carne toda sexta-feira, uma prática que eventualmente se concentrou especificamente na Sexta-feira Santa.

O Código de Direito Canônico estipula que todas as sextas-feiras do ano devem ser dedicadas à abstinência de carne ou outro alimento, mas o jejum pode ser substituído pela realização de obras de caridade.

A abstenção de carne na Sexta-feira Santa é vista como um gesto de respeito ao sacrifício de Jesus Cristo e como uma prática de renúncia ao pecado. Embora no passado o jejum fosse observado durante toda a Quaresma, muitos agora optam por fazê-lo apenas na Sexta-feira Santa.

Em relação ao que pode ser consumido, a tradição refere-se especificamente à carne vermelha e ao frango, com o peixe sendo uma alternativa comum.

No entanto, algumas pessoas optam por não consumir carne de forma alguma durante o período da Quaresma e na Sexta-feira Santa, uma escolha que está ligada à consciência e às crenças individuais.

Assim, a prática da abstinência de carne na Sexta-feira Santa continua a ser uma tradição significativa para muitos fiéis católicos, representando um momento de reflexão e renovação espiritual durante a Semana Santa.

Evangélicos podem comer carne na Sexta-feira Santa?

Já com relação aos evangélicos, não há jejum específico para a Sexta-feira Santa

Segundo o site Respostas Bíblicas, a Bíblia autoriza a comer carne e permite que cada um faça suas escolhas. "Jesus declarou que todos os alimentos são puros (Marcos 7:18-19)".

Os crentes podem fazer jejum a qualquer tempo, dependendo da necessidade, como em prol de algum amigo ou familiar, por exemplo.

VERSÍCULO DE PÁSCOA: MENSAGEM com VERSÍCULO DA RESSURREIÇÃO DE JESUS

 

Tags

Autor