Pela primeira vez na história, o Galo Gigante da Paz será erguido na Ponte Duarte Coelho na quarta-feira à noite, a partir das 19h, tornando-se o principal cartão postal de Recife até a quarta-feira de Cinzas.
A celebração contará com orquestras, passistas, a Tribo de Caboclinhos e uma balsa sobre o Capibaribe, com o maestro Forró iniciando a animação às 17h45.
O início da festa será marcado por Getúlio Cavalcanti e o Bloco das Ilusões, destacando o lirismo dos carnavais saudosos e homenageando os idosos fiéis ao encanto do Carnaval recifense. Em reverência aos povos originários que inspiraram parte da escultura, a Tribo de Caboclinhos Tupi realizará evoluções aos pés da majestade.
A Balsa Frevo D’Água, sobre as águas do Capibaribe, terá a estreia do maestro Forró, acompanhado de orquestra e passistas de frevo. A programação da balsa se estenderá até o sábado de Zé Pereira, contando também com a participação da Orquestra Harmonia e as evoluções dos passistas da CiaTrapiá de Dança e da Escola Municipal de Frevo. Será uma noite apoteótica, celebrando o Carnaval de Recife de forma única e memorável.
Resumo Informativo: Carnaval 2024 em Recife
- A Prefeitura do Recife organiza o "Maior Carnaval em Linha Reta", apresentando a novidade da Balsa Frevo D’Água nas águas do Rio Capibaribe, estreando nesta quarta-feira (7) às 18h30.
- A balsa, conduzida pelo Maestro Forró, animará a festa até o sábado de Zé Pereira (10) com orquestra e passistas de frevo, proporcionando uma perspectiva única do Carnaval a partir do rio.
- A programação inclui o desfile do Galo da Madrugada no sábado, com início às 7h e término às 15h na Balsa Frevo D'Água, animando os foliões do Bloco Galinha D’Água.
- A Balsa também faz parte do projeto Olha! Recife no Rio, oferecendo aos foliões a experiência de observar o Galo gigante a partir do Capibaribe, com passeios na quinta (8) e sexta (9) às 17h.
- Na base do Galo, grafites temáticos de paz e combate a preconceitos foram feitos, com QR Code para denúncias. A mensagem no chão será "Recife pela Paz".
- O Programa Colorindo o Recife, através dos artistas Adelson Boris e Nathê Ferreira, contribui com arte urbana nos tapumes aos pés do Galo.
- O Programa Recentro participa da indumentária do Galo, apresentando a regeneração urbana do centro da cidade.
- O Galo Gigante da Paz, assinado por Leopoldo Nóbrega, destaca a sustentabilidade com 90% do material sendo fruto de descartes e reaproveitamento de resíduos tecnológicos.
- Pesando oito toneladas e com 28 metros de altura, a escultura incorpora elementos como uma réplica de sombrinha de frevo e 'tatuagens' do símbolo pela paz nas asas.
- A indumentária reverencia os povos indígenas, utilizando a técnica Arte Plumária Upcycle com 1000 'penas' feitas de lonas plásticas.
- A escultura busca promover a reflexão durante o Carnaval, combatendo violência e preconceito.