Em Renascer, os personagens José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Sanos) terão quatro filhos.
Na primeira versão, o personagem foi feito por Marco Ricca em 1993.
“Depois que Maria Santa morre, o pai coloca os filhos mais velhos para estudar em Salvador. E todos eles vão se reconectar com a fazenda do patriarca, que viveu um luto por mais de 30 anos. A partir daí, virão à tona afetos e desafetos. O bicho vai pegar”, diz Renan Monteiro, um dos atores que viverá o filho mais velho do fazendeiro.
No remake, José Augusto é o único dos quatro filhos que guarda memórias da mãe. Além dele, José Bento (Marcello Melo Jr) e José Venâncio (Rodrigo Simas) viveram longe da família. Apenas João Pedro (Juan Paiva) nunca saiu da fazenda.
O filho mais velho do "coronelzinho" conquista o diploma em Medicina visando encher de orgulho seu pai. Contudo, ele se vê em meio a uma crise ao ser alvo de uma investigação no hospital, resultando na proibição de exercer sua profissão. Paralelamente, enfrenta uma separação dolorosa.
“É um personagem muito sensível, com inúmeros conflitos e camadas. Mas não vi nada da primeira versão da novela porque estamos fazendo uma releitura”.