Desde que o sucesso 'Renascer', novela das 21h da Globo, estreou na emissora, alguns personagens têm chamado atenção dos telespectadores. Entre eles estão Cândida e Firmino, que possuem uma trama diferente na nova versão da novela.
Renascer 2024
A nova versão do sucesso de Benedito Ruy Barbosa, escrita em 1993, foi reescrita pelo neto do autor, Bruno Luperi.
Com a adaptação, alguns personagens inéditos foram inseridos na trama de Renascer, como Dona Cândida e Coronel Firmino. Entenda mais abaixo a história de Cândida e Firmino.
Novos personagens: Quem é Cândida em Renascer?
Dona Cândida (Maria Fernanda Cândido) é viúva de um fazendeiro da região, que herdou as terras do marido após o seu falecimento.
Desde que foi abalada pela trágica morte de seu esposo, encontrado enforcado em um pé de cacau, Cândida tenta reger a fazenda sozinha. No entanto, os tempos não estão nada bons para a região, que vem sendo assolada pela praga da "vassoura-bruxa", que destrói as plantações de cacau.
>> Quem matou Belarmino em Renascer 1993? Confira!
É na fazenda que a viúva se depara com o protagonista, José Inocêncio (Humberto Carrão). Mesmo sem conhecer o rapaz, Cândida acolhe Inocêncio, que havia sido deixado por Rachid na residência, após ser esfolado pelos capangas do Coronel Belarmino (Antonio Calloni).
Para agradecer o gesto da viúva, Inocêncio propõe ficar com a fazenda e recuperar a produtividade. Cândida resolve seguir sua intuição e entrega a fazenda para José, fugindo da região depois de ter sido ameaçada pelo Coronel Firmino (Enrique Diaz) a entregar suas terras como uma maneira de pagar pela dívida do marido.
Quem é Firmino em Renascer?
O Coronel Firmino é o mais novo antagonista da novela. Assim como todos os outros coronéis da trama, o personagem é bruto, violento e é conhecido por mexer com agiotagem. É o principal atuante no ramo de venda de cacau em Ilhéus, juntamente com Belarmino.
Firmino aparece logo no início da novela, revelando que o marido de Cândida tinha uma dívida e que ela deveria pagá-la com suas terras, devido ao falecimento do rapaz. A viúva tinha fortes suspeitas de que o verdadeiro culpado pela morte do seu esposo era o coronel Firmino.
Assim que José Inocêncio consegue tomar posse das terras, Firmino entra em um complô com Belarmino para impedir o crescimento do "coronelzinho" na região.