NOVELA RENASCER

RENASCER 1993: Entenda por que a versão original da novela foi um sucesso

O grande elenco da novela era um dos motivos de sucesso; veja outros

Imagem do autor
Cadastrado por

Anderson Alves

Publicado em 25/01/2024 às 15:52
Notícia
X

Uma nova era de nostalgia e emoção chegou à TV Globo com a estreia do remake da novela "Renascer", na última segunda-feira (22).

 

A trama, que marcou época em 1993, retorna sob os cuidados de Bruno Luperi, neto do renomado autor Benedito Ruy Barbosa, e com a direção de Gustavo Fernandez, conhecido por sua participação no remake de "Pantanal" em 2022.

Por que Renascer 1993 foi sucesso?

Benedito Ruy Barbosa, figura icônica na história da teledramaturgia brasileira, deu vida a uma sequência de novelas que se tornaram clássicos. Confira alguma delas:

  • "O Rei do Gado";
  • "Terra Nostra";
  • "Esperança" e;
  • "Velho Chico".

Antes de "Pantanal", exibida originalmente na Rede Manchete, Barbosa já havia escrito inúmeras novelas, mas nenhuma havia ocupado o horário nobre da TV Globo.

A versão original de "Renascer" apresentou ao público o casal de protagonistas Leonardo Vieira e Patrícia França, que estrearam na TV Globo dando vida aos personagens Zé Inocêncio e Santinha na primeira fase da trama.

O elenco de peso da versão de 1993 contava com talentos como Antônio Fagundes, Adriana Esteves, Marcos Palmeira, Herson Capri, Patrícia Pillar, Chica Xavier, Osmar Prado, além de participações especiais de José Wilker, Fernanda Montenegro, Taumaturgo Ferreira e Grande Otelo.

Reprodução/Divulgação
Antônio Fagundes e Marcos Palmeira como José Inocêncio na segunda fase de Renascer - Reprodução/Divulgação
Reprodução/Divulgação
Leonardo Bricio e Adanilo como Deocleciano na primeira fase de Renascer - Reprodução/Divulgação
TV Globo/ Divulgação
Renascer - TV Globo/ Divulgação
Reprodução/TV Globo
Gabriela Medeiros e Maria Luisa Mendonça vivem Buba em 'Renascer' - Reprodução/TV Globo

A novela, conhecida por suas atuações memoráveis, conquistou diversos prêmios da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) de 1994, destacando-se como uma produção de destaque na época.

Trilha sonora de Renascer

A trilha sonora da novela foi um verdadeiro sucesso, preenchendo dois CDs com vozes marcantes de artistas como Batacotô e Ivan Lins, Roberto Carlos, Fábio Jr, Caetano Veloso, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Roupa Nova, Adriana Calcanhoto, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Elba Ramalho, Tim Maia, Alceu Valença, Nana Caymmi e Moraes Moreira.

Renascer marcou época em 1993

A versão original de "Renascer" não apenas conquistou corações na década de 1990, mas também deixou um legado, proporcionando uma experiência única aos telespectadores.

Agora, com a estreia do remake, uma nova geração tem a oportunidade de se encantar com essa narrativa envolvente.

Tags

Autor