Como saber se tenho apneia obstrutiva do sono? Conheça sinais e sintomas
A apneia obstrutiva do sono pode reduzir o volume cerebral e afetar as vias de comunicação na matéria branca do cérebro, inclusive levando a riscos de vida
Mulher jovem dormindo na cama (imagem ilustrativa de sono) - Freepik
O estrondo noturno que reverbera pela casa é um sinal óbvio de que algo está errado durante o sono.
A apneia obstrutiva do sono, conhecida como AOS, é uma condição que desencadeia breves interrupções na respiração, conforme descrito pela CNN em seu site.
Impactos da AOS
Essa condição pode reduzir o volume cerebral e afetar as vias de comunicação na matéria branca do cérebro, inclusive levando a riscos de vida.
Insônia - problema para dormir - falta de sono - FREEPIK
Consequências silenciosas
A não busca por tratamento para a apneia obstrutiva do sono pode resultar em hipertensão, doenças cardíacas, diabete tipo 2, depressão e até morte prematura, alerta a Academia Americana de Medicina do Sono.
Sintomas inesperados
Além do ronco, há outros sintomas não tão óbvios que podem indicar a condição e levar anos até serem corretamente diagnosticados.
sono dormir - EKATERINA BOLOVTSOVA/Pexels
Estados Unidos e Diagnóstico
Nos Estados Unidos, mais de 30 milhões enfrentam essa condição, muitas vezes sem um diagnóstico preciso, especialmente as mulheres, cujos sintomas podem não incluir o ronco clássico, explica o Dr. Raj Dasgupta, especialista em sono e pneumologia.
Sinais preocupantes
A falta de oxigênio desencadeia suores noturnos, enquanto cerca de metade dos pacientes com AOS relatam acordar repetidamente durante a noite, segundo estudos.
Mulher dormindo enquanto segura óculos - Unsplash
Sinais pouco óbvios
Ranger os dentes pode ser resultado da ansiedade, mas a AOS é também uma das causas, segundo Dasgupta.
Impacto diário
Dores de cabeça persistentes ao acordar, depressão, fadiga e insônia podem ser sinais frequentes e frequentemente subnotificados, especialmente por mulheres, revela o especialista.
Estudante de Jornalismo pela Universidade Faculdade dos Guararpes - UniFG.
Integra o SJCC desde junho de 2022 como repórter estagiária da Rádio Jornal.
O JC possui parceria com o Grupo UOL, que utiliza "cookies" essenciais e outras tecnologias semelhantes para a coleta e processamento de dados, os quais são feitos nos termos da política de privacidade do Grupo UOL , e na Política de Privacidade do NE10 , ao continuar navegando, você concorda com estas condições.