Pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) realizaram um estudo amplo que revelou uma relação direta entre o horário de dormir e o peso de uma pessoa.
Constatou-se que o índice de massa corporal (IMC) tende a ser maior em indivíduos que vão para a cama mais tarde, enquanto aqueles que dormem mais cedo possuem um IMC menor.
O estudo, intitulado “SONAR-Brasil: investigações cronobiológicas do sono, alimentação e nutrição”, iniciou em 2021 e continua em andamento, com resultados divulgados na revista científica Sleep Medicine e no Congresso Mundial do Sono.
Mulher jovem dormindo na cama (imagem ilustrativa de sono) - Freepik
Dados do sono e peso
O estudo analisou mais de 2.000 adultos brasileiros de todas as regiões do país, entre 18 e 65 anos.
Cerca de metade dos entrevistados dormia após as 23h, e mais da metade relatou dormir menos de 7 horas por noite.
Constatou-se que 30,1% da amostra estavam com excesso de peso, e 14,7% com obesidade.
Impacto do horário de dormir
Para cada hora adiada no horário de dormir, o IMC aumentou em 0,19 kg/m2. Por outro lado, cada hora adicional de sono diminuiu o IMC na mesma proporção.
Isso sugere que quem dorme mais e mais cedo tende a ter um IMC menor.
Os possíveis efeitos no peso
A nutricionista Giovana Longo Silva, autora do estudo, apontou que noites mal dormidas podem aumentar a produção do hormônio da fome, a leptina, e reduzir a produção do hormônio da saciedade, a grelina.
Isso pode levar a um aumento da fome no dia seguinte. Além disso, uma noite mal dormida pode aumentar o desejo por alimentos ricos em açúcar e gordura.
Segundo a neurologista Letícia Soster, a privação do sono pode resultar em maior cansaço e na busca por alimentos que forneçam energia rapidamente.
Além disso, a falta de sono pode diminuir a disposição para atividades físicas.
Importância do horário de dormir
O estudo ressalta que não é apenas a quantidade de sono, mas também o horário em que se dorme que afeta o IMC. Dormir mais cedo está associado a um IMC mais baixo, reforçando a importância do momento de ir para a cama.
Conclusão e impacto na saúde
Os resultados desse estudo podem influenciar a prática médica, chamando atenção para a qualidade do sono como fator essencial para a saúde. A qualidade do sono e uma alimentação saudável são fundamentais na prevenção de doenças crônicas, incluindo obesidade e diabete.
Fonte: Estadão