BANHO GELADO: confira benefícios do banho gelado, além de aliviar o calor
Saiba como pode melhorar a sua saúde com o banho
O banho frio é uma delícia para os dias quentes e um desafio nos dias frios. No entanto, é sempre bom para a saúde. Estudos têm indicado benefícios das duchas frias, tornando uma atitude simples de grande importância para o bem-estar mental e físico.
Embora para muitas pessoas o banho frio possa ser desconfortável, há algumas razões pelas quais você deveria considerar a água fria em suas sessões de banho. Confira a seguir.
BENEFÍCIOS DO BANHO FRIO PARA A SAÚDE
-
Estimula a melhoria da circulação sanguínea
Ao ter uma temperatura inferior à do corpo, a água fria estimula a regulação térmica do corpo, interferindo na circulação sanguínea.
-
Saúde da pele e dos cabelos
A ducha fria auxilia na saúde da pele e dos cabelos.
-
Acelera o metabolismo
Banhos gelados de forma regular, de 3 a 4 vezes por semana, podem colaborar para acelerar o metabolismo, uma vez que o organismo gasta mais energia para ajustar sua temperatura.
-
Alivia dores, inchaços e sintomas de inflamação muscular
Similar à aplicação de uma compressa de gelo, a ducha fria contrai os vasos sanguíneos, proporcionando alívio eficaz para dores, inchaços e sintomas de inflamação muscular.
Indivíduos com imunidade baixa ou problemas na pele devem procurar orientação médica para determinar a temperatura ideal para a saúde individual.
Para quem é acostumado a tomar apenas banhos quentes, a transição pode ser gradual. Comece tomando banho com a temperatura habitual e, ao final, diminua gradativamente a temperatura da água até se acostumar totalmente. Conforme repete esse processo constantemente, seu corpo se adaptará à temperatura fria, permitindo que você desfrute de todos os benefícios dessa prática.
Fonte: Medicina PUC-Rio
“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”