Um estudo científico recente revelou qual seria a diferença de idade “ideal” de um casal para que um relacionamento dure mais.
Ao contrário do que muitos acreditam, a diferença de idade pode interferir no sucesso do namoro ou casamento. É o que mostra a pesquisa da Universidade Emory, nos Estados Unidos.
Segundo a pesquisa, para que o casamento dure, por exemplo, a diferença de idade ideal é menor do que muitos pensam.
Pesquisadores analisaram os dados de 3.000 casais para entender como a diferença de idade entre parceiros afeta a estabilidade de um relacionamento. As descobertas, foram divulgadas pelo portal Marie Claire.
O Risco da Grande Diferença
De acordo com os dados da pesquisa, quanto maior a lacuna de idade, maior a chance de divórcio.
Por exemplo, casais com cinco anos de diferença têm 18% mais probabilidade de se divorciar em comparação com aqueles que têm a mesma idade.
O risco se intensifica à medida que a diferença de idade no casal aumenta. Casais com 10 anos de diferença tiveram probabilidade de divórcio em 39%.
Se a diferença for de vinte anos, o risco é ainda maior: 95%. E para aqueles com trinta anos de diferença, a probabilidade de divórcio é 172% maior.
A Diferença de Idade "Ideal"
O estudo aponta para uma curiosa "diferença ideal" de idade entre os parceiros: apenas um ano. Casais com essa pequena disparidade apresentam uma taxa de término notavelmente baixa, com apenas 3% de chance de divórcio.
A pesquisa também revela outro fator que pode influenciar na longevidade dos relacionamentos: o tempo de união. Quanto mais tempo um casal está junto, menores se tornam as chances de divórcio.