TURISMO

Essa é uma das cidades mais coloridas, culturais e inesquecíveis do Brasil

Conheça Olinda, um município cheio de cultura, história e opções de diversão que foi reconhecido como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade

Cadastrado por

Laura Martiniano

Publicado em 17/05/2025 às 9:00
Igreja Catolica Em Olinda - DIVULGAÇÃO

Reconhecida como Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade, Olinda é uma cidade rica em cultura e acontecimentos históricos. O município encanta tanto moradores quanto turistas com suas ladeiras icônicas, casarões coloridos e igrejas barrocas.

A atmosfera olindense é perfeita para imergir qualquer um na cultura nordestina. As manifestações culturais e a culinária da cidade a tornam um destino imperdível.

Localizada em Pernambuco, Olinda tem o Alto da Sé como um dos seus pontos turísticos mais conhecidos. Lá, é possível apreciar o pôr do sol em uma vista deslumbrante, que oferece uma visão panorâmica da cidade.

Leia Também

Quando visitar Olinda?

Olinda pode ser explorada em qualquer época do ano. O Carnaval costuma atrair mais turistas, no entanto, o município também é uma boa opção em momentos de baixa temporada.

Recomenda-se passar de dois a três dias na cidade para eexplorá-la, visitando igrejas e museus, descobrindo a culinária local e conhecendo as praias. Para uma imersão mais profunda, o ideal é ficar até cinco dias.

Principais atrações de Olinda

Entre os pontos turísticos mais importantes da cidade, estão a Igreja da Sé, que fica no Alto da Sé, e o Mosteiro de São Bento.

O Museu de Arte Sacra de Pernambuco, o Museu do Mamulengo e o Museu Regional de Olinda também são excelentes opções de passeios históricos.

Gastronomia e cultura em Olinda

Olinda conta com pratos típicos como tapioca, bolo de rolo e cartola, que não podem faltar no roteiro dos turistas. Também é possível encontrar degustações de cachaças artesanais pela cidade.

O Carnaval de Olinda é um ponto de muito destaque, já que o município é famoso por seus bonecos gigantes e blocos de rua nas ladeiras.

Fora do período carnavalesco, é possível visitar o Museu do Carnaval para ver os bonecos gigantes e participar de ensaios de blocos e agremiações.

Leia Também

Artesanato olindense

Olinda é um ótimo lugar para comprar artesanato autêntico, especialmente no Mercado da Ribeira e na Freira do Alto da Sé, onde é possível encontrar bonecos de barro, xilogravuras, cerâmicas e mais.

Para quem quer obras de arte exclusiva, os ateliês da Rua do Amparo são boas alternativas.

Muitos artistas abrem seus ateliês para visitação, permitindo que turistas conheçam seu processo criativo.

Atividades ao ar livre em Olinda

Em Olinda, é possível encontrar rodas de capoeira nas ruas, que atraem a atenção tanto de locais quanto de turistas. Além disso, algumas academias e mestres oferecem aulas para quem deseja aprender mais sobre essa arte marcial.

Tags

Autor

Veja também