Pare agora: 4 atitudes que podem estar afetando seu cabelo
Algumas práticas rotineiras, como usar o cabelo preso constantemente ou estar sempre de boné, são suficientes para afetar a força dos fios. Veja mais
Perder entre 50 e 100 fios de cabelo por dia é considerado normal e faz parte do ciclo natural de crescimento e renovação capilar, segundo o Ministério da Saúde.
No entanto, a queda de cabelo ainda é uma preocupação comum entre homens e mulheres. “Mesmo assim, a queda de cabelo é uma das preocupações mais comuns entre homens e mulheres, mesmo que nem sempre seja um problema. Às vezes, algumas manias que parecem inofensivas podem ser as causadoras de queda que ultrapassam a quantidade diária normal, e consequentemente resultam no surgimento de falhas”, explica a dermatologista Vanessa Perusso, a convite da Vertix.
Confira os principais hábitos prejudiciais listados pela especialista:
1. Penteados muito apertados
Embora sejam práticos e elegantes, penteados presos não devem ser usados com frequência, especialmente se muito apertados. “Isso porque quando são usados com muita frequência, eles acabam danificando o cabelo e a raiz, causando quebra e fazendo com que os fios até parem de crescer em alguns pontos, como nas áreas próximas à testa, por exemplo, por conta da tração repetitiva. O uso de géis, comum nestes penteados, também favorece o cenário de queda”, alerta.
LEIA TAMBÉM: Como fazer o perfume durar mais na pele?
2. Fontes de calor, como chapinha e secador
Secador e chapinha são aliados da rotina capilar, mas o uso inadequado pode ser prejudicial. “Além de aumentarem o ressecamento, esses aparelhos com fontes de calor, quando muito aproximados da raiz, podem contribuir para o aumento da queda por danificarem a estrutura interna do fio”, diz Vanessa.
Para evitar o problema, a dica é manter uma distância segura do couro cabeludo; não esquecer do protetor térmico; e evitar as temperaturas muito altas do secador para não aumentar a chance de comprometer as madeixas.
Do que meu cabelo está precisando?
3. Abafar a cabeça com bonés e chapéus
Embora sejam úteis na proteção contra o sol, o uso prolongado de bonés e chapéus pode causar problemas. “O uso prolongado e sem necessidade, como em ambientes fechados, aquece o couro cabeludo, aumentando a transpiração, oleosidade e provocando ou piorando doenças de pele que fazem os fios caírem”.
4. Exposição ao sol sem proteção
“Sem nenhum tipo de proteção contra os raios solares, especialmente na praia, o couro cabelo fica exposto e pode sofrer com queimaduras, que tem como sintomas vermelhidão, dor e, a longo prazo, perda dos cabelos. Sob o sol, é fundamental usar bonés ou chapéus, e aplicar produtos nos fios que contenham FPS na composição”, finaliza a dermatologista.
Soluções rápidas com as fibras capilares Vertix
Se os hábitos prejudiciais já causaram falhas no cabelo, não é preciso comprometer a autoestima enquanto o couro cabeludo se recupera.
A linha de fibras capilares Vertix oferece soluções rápidas, seguras e eficazes para disfarçar as falhas, restaurando a confiança de forma instantânea.
Saiba mais sobre essas opções e transforme sua rotina capilar:
R$ 69,90
A Fibra Capilar Vertix é perfeita para quem deseja preencher falhas capilares. Com cinco tonalidades disponíveis – preto, castanho escuro, castanho médio, castanho claro e loiro -, o produto, que é vegano e dermatologicamente testado, garante um resultado instantâneo e natural ao cobrir áreas de imperfeições de cabelos e barbas.
R$ 49,90
Se o assunto é praticidade e efetividade, o Spray Aplicador para Fibra Capilar não pode ficar de fora. Pensado para facilitar a aplicação da Fibra Capilar Vertix, a novidade ajuda a espalhá-la de maneira mais uniforme, com maior precisão e sem desperdício.
Os produtos podem ser encontrados no site oficial da marca.
VEJA TAMBÉM: Cabelo Caindo? Saiba Que Pode Ser Por Isso A Queda De Cabelo
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”