Gosma de caramujo ajuda no combate às rugas? Veja o que dizem os especialistas

Algumas tendências do mundo da beleza estão bombando na internet, uma delas, é sobre a mucina do caramujo. Entenda se ela é vilã ou mocinha!

Publicado em 10/07/2024 às 23:31

Uma nova tendência de skincare vem dando o que falar nas redes sociais, principalmente no TikTok. A tendência em questão é a aplicação de gosma de caramujo na pele, como aliado na redução de rugas e marcas de expressões na face.

Esse procedimento, que já é bastante conhecido em países como o Japão, está ganhando popularidade e aumentando a procura de produtos de skincare que utilizam a gosma, que na realidade se chama mucina de caramujo, como explica a dermatologista Paula Luz Stocco, em entrevista ao jonal Metrópoles.

LEIA TAMBÉM: Rejuvenesça em casa: 5 hidratantes que dão adeus às rugas das mulheres 40+

O que é a mucina de caramujo?

A mucina de caramujo é rica em uma série de componentes bioativos, como elastina, colágeno, ácido glicólico e glicoproteínas, que ajudam a hidratar, nutrir e promover a regeneração da pele. Além disso, essas substâncias melhoram a elasticidade e a aparência geral do tecido cutâneo”, elucida Stocco.

Todavia, a médica dermatologista chama atenção para os detalhes da escolha na hora de adquirir algum produto que possua esse ingrediente, como fontes e laboratórios renomados: "A escolha deve ser feita sob orientação de profissionais qualificados, que podem indicar os itens mais adequados para cada tipo de pele".

Atenção!

Apesar dos benefícios da mucina de caramujo, não é recomendável aplicar a gosma diretamente na pele, podendo acarretar em problemas como dermatites, alergias e infecções.

A médica especialista em beleza Fernanda Nichelle esclarece que o ativo extraído da mucina realmente melhora a qualidade da pele e auxilia na produção de colágeno, porém, para ser utilizado em dermocosméticos, esse ativo deve passar por um tratamento químico.

"Não é recomendado aplicar diretamente a secreção do caramujo no rosto, pois isso pode causar problemas como dermatites, alergias e infecções. Esse ativo é tratado quimicamente para ser utilizado em cosméticos e nunca recomendamos sua aplicação direta, pois não há comprovação científica de que traz benefícios à pele", afirma Nichelle.

Conclusão

A gosma de caramujo pode ser um ativo ótimo na skincare, ajudando a rejuvenescer e limpando as rugas da face. Porém, deve ser aplicada de maneira correta e, o mais importante, com a orientação de um profissional.

*Com informações do site Metrópoles

LEIA MAIS: Beber água no canudo pode envelhecer sua pele. Entenda motivo

O que é peeling de fenol? Entenda procedimento, riscos e quando é recomendado

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

“A informação apresentada nesta seção tem caráter informativo e não deve ser considerada como orientação dermatológica. Para obter orientações específicas sobre cuidados com a pele, tratamentos ou preocupações relacionadas, é imprescindível consultar um dermatologista especializado.”

Tags

Autor