Beber água no canudo pode envelhecer sua pele. Entenda motivo

Descubra como o hábito de usar canudo ao beber água pode contribuir para o envelhecimento precoce da sua pele, segundo especialista

Publicado em 10/07/2024 às 23:01

Em meio a tantas recomendações para aumentar o consumo de água e manter-se hidratado, muitas pessoas recorrem a grandes copos e garrafas com canudo, bebendo aos poucos ao longo do dia.

Embora essa prática seja eficaz, há um risco oculto que deve ser levado em conta por aqueles preocupados com a saúde da pele do rosto. A médica Chisom Ikeji, especialista em saúde e skincare, que possui mais de 230 mil seguidores no TikTok, fez um alerta sobre esse hábito.

Em uma publicação recente, Ikeji compartilhou um caso em que sua mãe, também profissional de saúde, estava realizando um tratamento de renovação celular em uma cliente e aconselhou-a a parar de fumar para evitar a piora das rugas ao redor da boca.

Conhecidas como "linhas de fumante", essas rugas verticais se formam com o tempo devido ao uso repetitivo dos músculos ao redor da boca pelos fumantes.

"Então, pensei: faço exatamente isso ao usar minha garrafa de água religiosamente. Como alguém que adora se manter hidratada, uso minha garrafa de água o tempo todo e estou constantemente sugando aquele canudo", contou Ikeji. Segundo ela, esse movimento é "muito semelhante" ao feito por quem fuma, embora não na mesma intensidade.

"Portanto, ouça esta mensagem e pare de usar sua garrafa de água com canudo constantemente", aconselhou.

Andrew Kane, especialista em dermatologia cosmética e Botox, reforçou o alerta ao jornal britânico The Mirror. Segundo ele, "movimentos faciais repetitivos, como fumar, franzir a testa ou usar canudos com frequência, podem agravar a formação de rugas. Ao redor da boca, esses movimentos geralmente levam a 'linhas de código de barras' ou linhas de fumante. Curiosamente, essas linhas não são exclusivas para fumantes".

Portanto, para quem deseja manter a pele do rosto livre de rugas, é recomendável moderar o uso de garrafas com canudo e buscar alternativas que não exijam movimentos repetitivos ao redor da boca.

*Com informações do Globo

Tags

Autor