RUGAS

10 dicas valiosas para combater rugas e linhas de expressão

Segredos que ninguém te conta para ter uma pele dos sonhos!

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Tavares

Publicado em 02/05/2024 às 15:33 | Atualizado em 23/05/2024 às 14:31

Um dos primeiros sinais do envelhecimento da pele é visto atráves do surgimento das rugas e linhas de expressão, especialmente na região do rosto.

Em geral, as marcas de expressão são associadas com movimentos repetitivos, que ocorrem quando sorrimos, franzimos a testa ou apertamos os olhos.

No entanto, o passar dos anos pode fazer com que essas linhas se tornem mais profundas e evidenciadas, devido à perda de elasticidade e colágeno da pele.

Causas das linhas faciais

O surgimento dessas linhas pode ser influenciada por alguns fatores, tais como exposição solar, tabagismo e genética.

O estilo de vida do indíviduo é um dos aspectos que mais pode prejudicar a saúde da pele, segundo a HealthShots:

  • Descanso inadequado resulta no enfraquecimento dos processos de regeneração da pele;
  • A fumaça do tabaco pode ser um dos maiores vilões, danificando as fibras de colágeno e elastina da pele;
  • Falta de hidratação reduz a elasticidade e firmeza;
  • Alimentos industrializados ou oleosos privam a pele de absorver os nutrientes essenciais;
  • Exagerar no álcool pode promover a desidratação da pele, bem como ressecamento e perca da produção de colágeno. 

VEJA TAMBÉM: Nutricionista dá dicas sobre frutas para ter uma vida mais saudável

Como acabar com as rugas e marcas de expressão?

Antes das dicas, é preciso entender a diferença entre os tipos de linhas de expressão:

  • Linhas de expressão: As linhas glabelares, que surgem entre as sobrancelhas e o nariz.
  • Linhas labiais: Também chamadas de linhas de fumante, aparecem ao redor da boca.
  • Linhas da testa: São linhas horizontais que surgem na testa, comum em pessoas tensas.

1. Hidratação

O principal truque para uma pele saudável é hidratá-la de dentro para fora, através da água. Dessa forma, é possível manter a elasticidade da pele de forma saudável.

2. Cremes hidratantes

Encaixe o creme hidratante na sua rotina para ontem! Uma pele sem esse produto pode acabar extremamente prejudicada, com o perigo do envelhecimento precoce.

Ao HealthShots, o dermatologista Rinky Kapoor afirmou: “Para manter a pele bem hidratada e nutrida, é essencial usar um hidratante. Você pode usar hidratante de ácido hialurônico à base de gel para reduzir a aparência de linhas finas.”

3. Proteção solar

Segundo o Better Health Channel, os rais solares podem acelerar o processo de envelhecimento da pele, resultando na formação de linhas de expressão. Portanto, é indispensável o uso de protetores com FPS alto diarimente.

4. Retinóides

Os retinóides são conhecidos por estimular a produção de colágeno e renovação celular de maneira saudável. No entanto, devem ser utilizados após consultas realizadas com dermatologistas e especialistas.

5. Exercícios faciais

As massagens daciais são essenciais para fortalecer os músculos da pele, reduzindo o aparecimento de linhas de expressão.

6. Descanso adequado

O descanso inadequado pode agravar a aparência de marcas de expressão já existentes. O ideal é que você tenha um sono de 7 a 9 horas por dia, para regenerar a pele.

7. Evite fumar e consumo de álcool

Conforme mencionado anteriormente, ambos os hábitos são extremamente prejudiciais para saúde da pele.

8. Cuidado na alimentação

“Para reduzir os sinais de linhas de expressão, faça uma dieta rica em antioxidantes, vitaminas e minerais”, afirma Rinky. Evitar a ingestão de alimentos processados e açúcares também pode contribuir para eliminar a inflamação do corpo.

9. Controle o estresse

Pessoas que estão sempre estressadas podem aumentar a produção de cortisol no corpo, hormônio que pode quebrar o colágeno e elastina da pele, formando rugas e linhas de expressão.

Técnicas como meditação, exercícios de respiração profunda ou atividades com a natureza podem ajudar a desestressar e relaxar.

10. Produtos específicos

“Incorpore produtos antienvelhecimento para a pele em sua rotina diária que contenham ingredientes como retinóides, peptídeos, antioxidantes (como vitaminas C e E) e ingredientes que aumentam o colágeno, como niacinamida”, aconselha o dermatologista. 

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”

Tags

Autor