CABELOS

Lubrificação capilar: Conheça 7 motivos para aplicar óleos nos cabelos

Cabelos radiantes e saudáveis em menos de um mês: a lubrificação capilar ayurvédica é a solução definitiva!

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Tavares

Publicado em 26/04/2024 às 14:00
Notícia

Muitas receitas capilares estão em alta no ano de 2024. Com a busca por cabelos mais longos e saudáveis, é comum que muitas mulheres corram atrás de alcançar esse objetivo de maneira econômica e eficaz.

A boa notícia é que existe um ritual comprovado que pode salvar os seus fios: a aplicação de óleos! Apesar de ser técnica bastante antiga, essa tradição promete renovar o seu cabelo.

O que é a lubrificação capilar?

A aplicação de óleo no cabelo é uma prática ancestral indiana baseada na Ayurveda. De acordo com a dermatologista Candace Spann, é "um processo de infundir óleos naturais em seu cabelo para restaurar o brilho e hidratar o cabelo”, ao Cosmopolitan.

A fama não vem do nada! Conhecido pelos seus benefícios de fortalecimento capilar e relaxamento mental, foi espalhado por diversas regiões, especialmente nas comunidades do Sul da Ásia e do Oriente Médio.

"Na Ayurveda, acreditamos que se você tem raízes fortes, você produz frutos fortes", explica Nikita Mehta, cofundadora da marca ayurvédica Fable and Mane.

  • A lubrificação capilar proporciona uma hidratação duradoura ao couro cabeludo e aos fios.

VEJA TAMBÉM Nutricionista dá dicas sobre frutas para ter uma vida mais saudável

A lubrificação é realmente benéfica para o cabelo?

A lubrificação pode ser potencialmente benéfica para o cabelo, afirma a Dra. Spann. A aplicação desses protudos pode "proteger o cabelo de danos, melhorar a aparência das pontas duplas e prevenir quebras", diz ela. "É especialmente útil se o seu cabelo foi despojado por produtos de lavagem e modelagem".

No entanto, assim como qualquer tratamento, é necessário consistência e disciplina para a aplicação correta dos óleos.  "Eu normalmente os recomendo (óleos) para couro cabeludo normal e seco e para aqueles que têm cabelos secos e danificados, com tendência a quebrar", diz a tricologista e cabeleireira Helen Reavey.

Já para quem possui cabelos mais finos, é importante estar atento com o excesso de oleosidade no couro, que pode deixar o cabelo pesado e prejudicar a estrutura dos fios. 

Benefícios da lubrificação capilar

Ainda de acordo com a Cosmopolitan, há uma série de benefícios associados à aplicação de óleo no cabelo, incluindo:

  • Redução do frizz e dos fios rebeldes
  • Hidratação do couro cabeludo e dos fios
  • Retenção de umidade no couro cabeludo e nos fios
  • Possível redução da quebra e das pontas duplas
  • Calmante e proteção do couro cabeludo irritado
  • Cabelos brilhantes e radiantes
  • Sensação relaxante

Com que frequência deve-se aplicar óleo no cabelo?

Em geral, não há uma recomendação específica de dias para a aplicação de óleo no cabelo.

No entanto, o produto costuma mostrar resultados quando aplicados pelo menos uma vez por semana, para maioria das pessoas. 

Como aplicar?

Antes de aplicar o óleo, experimente aquecer por alguns segundos para obter uma melhor penetração nos fios. Veja como usar:

  • Aplique suavemente com movimentos circulares nos cabelos e couro cabeludo secos;
  • Caso deseje, use o auxílio de um massageador de silicone para o couro cabeludo;
  • Massageie por 10-15 minutos

Para uma ação mais intensa, deixe o óleo agir durante a noite. Caso não queira sujar o travesseiro, cubra a cabeça com uma touca de banho, um pano quente ou uma camiseta velha.

Caso o seu cabelo tenha a tendência de ficar mais oleoso, experimente usá-lo como um pré-shampoo:

  • Deixe o óleo agir por pelo menos 30 minutos a uma hora antes de lavar e condicionar o cabelo normalmente.

Contraindicações 

Apesar de ser uma aplicação segura, existem alguns cuidados ao realizar essa técnica: "deixar o óleo capilar por muito tempo pode levar à oclusão dos folículos e contribuir para a dermatite seborreica", alerta a Dra. Spann.

Portanto, se você deixar o óleo durante a noite, lave-o após 8 a 10 horas com shampoo. Se notar qualquer irritação, descamação ou coceira no couro cabeludo após a aplicação do óleo, interrompa o uso imediatamente e consulte um dermatologista.

 

Tags

Autor