PRODUÇAÕ DE COLÁGENO

Conheça os 10 hábitos que te fazem perder colágeno mais rápido

Mantenha uma pele jovem, saudável e sem rugas evitando esses hábitos inimigos da produção de colágeno na pele.

Imagem do autor
Cadastrado por

Bianca Tavares

Publicado em 22/04/2024 às 14:06
Notícia

Você sabia que alguns hábitos no dia a dia podem estar acelerando o envelhecimento da sua pele? Apesar de serem erros básicos, são comumentos praticados por diversas pessoas diariamente. 

Entenda como você pode estar acelerando a perda de colágeno mais abaixo!

O que é e para que serve o colágeno?

O colágeno é uma proteína produzida no organismo, responsável por manter a elasticidade, firmeza e viço da pele. Além disso, também possui um papel importante no fortalecimento de ossos e músculos.

A partir dos 25 anos, o corpo passa a reduzir a produção dessa proteína, resultando em um déficit em 1% de colágeno ao ano, marcando o início do envelhecimento da pele. 

Quando atingimos os 50 anos, o corpo passa a perder o colágeno em um ritmo ainda maior, gerando um déficit de pelo menos 30%. Para as mulheres, a perda pode ser ainda maior, devido às alterações hormonais da menopausa.

Atuação do colágeno na pele

Conforme o corpo reduz a quantidade dessa proteína essencial, os sinais de envelhecimento começam a aparecer na pele de maneira mais rápida e acentuada, com o surgimento de rugas profundas e flacidez da pele.

Ao portal da CNN Brasil, a dermatologista Ana Beatriz Schmidt explicou a redução da produção do colágeno:

“À medida que envelhecemos, as células chamadas fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno, tornam-se menos eficientes e menos numerosas. Isso reduz a quantidade geral de colágeno produzido”.

Como é de conhecimento de muitos, a alimentação balenceada e a prática de exercícios físicos é um ponto essencial para garantir um futuro mais saudável, incluindo da pele. No entanto, existem mais alguns hábitos que podem influenciar na produção de colágeno

Confira 10 hábitos que aceleram a perda de colágeno

Reprodução/Pexels
Sabonete; rosto; pele; cuidados; skin care - Reprodução/Pexels

1. Exposição em excesso ao sol

Ter uma exposição prolongada ao sol sem proteção, como protetores solares ou roupas com proteção, pode causar danos severos à pele por conta da radiação ultravioleta (UV).

2. Falta de hidratação

Ingerir poucas quantidades de água - ao menos de 2 litros por dia - pode levar o corpo à desidratação, levando a baixa produção de colágeno.

3. Dieta rica em alimentos processados e açúcares

Manter uma dieta baseada em alimentos processados, açúcares e gorduras saturadas pode ser um dos principais motivos para inflamações do corpo e possível danos às células, causados pelos radicais livres, que aceleram o envelhecimento precoce.

4. Falta de antioxidantes

Inclua alimentos como frutas, legumes e vegetais para atuar no combate aos radicais livres, evitando o envelhecimento da pele.

5. Qualidade de sono

Assim como a prática de exercícios físicos é essencial no dia a dia, o descanso adequado também tem um papel importante no desenvolvimento de colágeno.

  • Ter uma boa qualidade de sono garante a recuperação da pele durante a noite, evitando linhas finas e olheiras.

6. Estresse

A defesa da pele é afetada negativamente pelo estresse diário.

7. Sedentarismo

Conforme mencionado anteriormente, fazer atividades físicas pode auxiliar na melhora da circulação sanguínea, atuando contra a aparência de pele flácida.

8. Fumar

O hábito de fumar é um dos mais conhecidos como inimigos da saúde da pele.

9. Consumo de álcool

Assim como o tabagismo, o álcool também pode resultar na perda de elasticidade da pele e acelerar o envelhecimento precoce.

10. Poluição

Por fim, o contato com partículas de poluição pode liberar processos inflamatórios, que resultam no envelhecimento.

Trabalha sentado? Caminhadas de cinco minutos ajudam a viver melhor

Tags

Autor