4 atitudes frequentes de pessoas manipuladoras

A manipulação muitas vezes acontece de forma bastante sutil. Por esse motivo, a vítima pode ter dificuldade para identificar e reconhecer!

A manipulação é uma tática sutil utilizada para controlar e influenciar o comportamento de outras pessoas.

Pessoas manipuladoras usam de artifícios psicológicos para alcançar seus objetivos, muitas vezes às custas do bem-estar alheio.

Reconhecer essas táticas é o primeiro passo para se proteger. Por esse motivo, separamos algumas atitudes que são frequentes em pessoas manipuladoras. Veja agora!


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Pessoas manipuladoras

Segundo o psiquiatra Adiel Rios, mestre pela UNIFESP, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e da Comissão de Psiquiatria Intervencionista da ABP, entre as formas de manipulação mais comuns estão o uso da culpa, da insegurança e da vitimização.

Ler Mais

"Manipuladores exploram emoções primárias como medo, raiva ou compaixão, principalmente entre pessoas mais empáticas ou inseguras", explica o pesquisador do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas da UNIFESP.

Segundo o portal Terra, reconhecer esses sinais é o primeiro passo para evitar ser vítima de uma pessoa manipuladora.

Sinais de uma pessoa manipuladora

1. Provoca sentimento de culpa

De acordo com Deborah Klajnman, mestre e doutora em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), quando somos julgados por algo que não deveríamos carregar, caímos na armadilha da culpa.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

"Essa manobra nos leva a agir em benefício dos manipuladores, acreditando que, ao ceder, estamos aliviando o desconforto emocional", explica.

2. Aproveita da segurança alheia

Quando alguém identifica suas vulnerabilidades, cria-se um terreno fértil para manipulação.

"O manipulador utiliza críticas, sarcasmo ou desqualificações para explorar a insegurança da vítima, fazendo-a duvidar de si mesma e tornando-a mais vulnerável ao seu controle", frisa Deborah Klajnman, que também é pesquisadora da USP e professora da Faculdade Sírio-Libanês.

3. Vitimiza-se para despertar compaixão

Algumas pessoas adotam o papel de vítimas utilizando narrativas de sofrimento ou fraqueza para atrair compaixão.

Essa é uma ferramenta muito usada na manipulação, já que apela diretamente para a empatia, segundo Adiel Rios.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

4. Elogia por interesse próprio

A bajulação pode ser usada como uma estratégia para enfraquecer as defesas da vítima, tornando-a mais vulnerável à manipulação.

"O indivíduo usa essa técnica para ganhar confiança. Sem que o alvo perceba a verdadeira intenção por trás dos elogios, ele acaba cedendo, porque sente que deve retribuir o 'carinho'", finaliza Maico Costa.

A manipulação pode ser sutil e difícil de identificar, mas estar atento a esses sinais é fundamental para proteger sua saúde mental e emocional.

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”