Cardio antes ou depois do treino de musculação? Entenda!

A prática regular de exercícios físicos tem sido cientificamente comprovada como um elo direto para saúde, beleza e bem-estar.

Embora os equipamentos de força sejam comumente associados ao fitness, o treinamento cardiovascular, também conhecido como treino cardio, traz uma série de benefícios significativos.

O termo "cardio" engloba atividades aeróbicas que elevam a frequência cardíaca e respiratória, como caminhar, correr, andar de bicicleta, pular corda e dançar.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

De acordo com a especialista em educação física, Amanda Azevedo, esses exercícios representam uma promessa de longevidade, fortalecem a resistência, aprimoram a circulação sanguínea, a autonomia e desempenham um papel crucial na prevenção de doenças, além de serem eficazes na redução do estresse.

Apesar de geralmente seguros, algumas dúvidas persistem quanto ao momento adequado para praticar o cardio, a duração ideal e em quais circunstâncias é mais recomendado.

Qual a frequência ideal?

A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda de 150 a 300 minutos de exercícios físicos por semana para adultos, podendo ser fracionados em 20 a 50 minutos diários.

Para crianças e adolescentes, a indicação é de pelo menos 90 a 120 minutos semanais. O mais importante é estar em movimento, adaptando o tempo conforme a disponibilidade.

Cardio ou musculação para queima de gordura?

Para a queima de gordura, a ciência prioriza a musculação, pois o trabalho de força mantém a atividade por mais tempo no corpo.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

No entanto, o cardio é fundamental para o condicionamento global. Se for necessário escolher, faça musculação, mas não deixe de incorporar algum cardio, mesmo que seja caminhar por 10 minutos em casa.

Isso, no entanto, depende da individualidade de cada pessoa. A preparação e aquecimento adequados são essenciais para ambos os tipos de exercício.

Treino de cardio antes ou depois da musculação?

Pesquisas recentes indicam que a diferença não é significativa, mas se o objetivo for ganho de hipertrofia muscular, é preferível realizar o cardio moderado após a musculação.

Quais as contraindicações no treino de cardio?

As contraindicações dependem da liberação médica para o treinamento. Sem restrições médicas, não há situações que impeçam o corpo de se movimentar, tornando o cardio acessível para a maioria das pessoas.

Com informações

Ler Mais