Quanto tempo após a dengue posso voltar a treinar? Quando retomar os exercícios?

A dengue é uma doença que causa uma sensação de fraqueza extrema ao infectado. As pessoas que praticam exercícios físicos diariamente e que se infectaram, precisam ter cuidado na retomada para não colocar a saúde em risco.

Iniciar as atividades antes do período ideal pode atrabalhar o processo de recuperação da infecção pelo vírus transmitido pelo Aedes aegypti, que requer repouso ao paciente.

Logo, não é indicado praticar nenhuma atividade enquanto o paciente estiver sentindo os sintomas. O esforço extra ao treinar pode piorar o quadro de saúde.

"Enquanto durarem os sintomas, a recomendação é repouso total para permitir que o corpo direcione suas energias para combater a infecção", comenta o infectologista Werciley Júnior, ao Metropoles.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Posso voltar a treinar ao ficar sem sintomas?

Os sintomas da dengue desaparecem, normalmente, uma semana após o início da infecção. A recuperação inicial, no entanto, não é um sinal verde para o retorno ao ritmo anterior à doença.

Ao voltar a rotina de treinos, é fundamental começar aos poucos, sem a pressa de recuperar os dias perdidos.

Especialistas afirmam que o ideal é retornar à academia uma semana após a ausência de sintomas.

Quem foi infectado com dengue, principalmente as pessoas que tiveram sintomas fortes, é necessário focar no reestabelecimento do organismo.

A volta deve ser feita aos poucos, com carga e volume de repetições menor ao que estava habitualmente.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Exercícios que ajudam na recuperação da dengue

Alguns exercícios podem recuperar a capacidade muscular. Atividades leves, como caminhada e alongamento são benéficas porque mantém o bem-estar sem sobrecarregar o corpo.

Além disso, ajudam a amenizar a culpa pelo período que ficou parado, reestabelecem os fluxos circulatórios do organismo, que ficam comprometidos em pessoas com dengue de maior gravidade.

"Para quem ainda está se sentindo mal, o que a gente recomenda é repouso, alimentação adequada e bastante hidratação, que é o mais importante", finaliza Werciley.

Com informações

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”