Você conhece algum exercício mais simples e acessível do que a caminhada?

Ela não requer habilidades específicas, é econômica, pode ser praticada em quase qualquer momento do dia, não tem restrições de idade e pode até ser realizada dentro de casa, se você tiver uma esteira disponível.

Para aqueles que não praticam nenhum tipo de esporte, apenas 10 minutos de caminhada por dia já podem trazer efeitos notáveis ao corpo em apenas uma semana, como explica o fisiologista do esporte Paulo Correia, da Unifesp.

Além de melhorar o condicionamento físico, os benefícios da caminhada para a saúde física e mental são vastos e comprovados pela ciência. Aqui estão alguns desses benefícios:


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Melhora a circulação

Um estudo da USP, em Ribeirão Preto, demonstrou que caminhar por cerca de 40 minutos pode reduzir a pressão arterial por até 24 horas após o exercício. Durante a caminhada, o fluxo sanguíneo aumenta, levando os vasos sanguíneos a se expandirem, o que diminui a pressão arterial.

Saúde pulmonar aprimorada

A prática regular de caminhada fortalece as trocas gasosas nos pulmões, ajudando a eliminar impurezas e aumentando a eficiência respiratória. Além disso, pode ajudar a dilatar os brônquios e prevenir inflamações nas vias aéreas, como a bronquite.

Combate a osteoporose

O impacto dos pés no chão durante a caminhada fortalece os ossos, aumentando a absorção de cálcio e tornando-os menos propensos à osteoporose.

Alivia a depressão

A caminhada estimula a liberação de endorfinas, hormônios que proporcionam sensações de felicidade e relaxamento, ajudando a combater a depressão e a melhorar o humor.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Aumenta o bem-estar mental

Caminhar ao ar livre, especialmente em áreas verdes, pode melhorar significativamente o humor e a autoestima, trazendo benefícios para a saúde mental.

Benefícios para o cérebro

Estudos mostram que a caminhada diária pode fortalecer os circuitos cerebrais e reduzir os riscos de problemas de memória e de atenção, ajudando a prevenir condições como demência e Alzheimer.

Reduz a sonolência

A caminhada durante o dia estimula a produção de substâncias estimulantes, como a adrenalina, deixando o corpo mais disposto e melhorando a qualidade do sono à noite.

Ajuda no controle de peso e emagrecimento

A caminhada queima calorias e acelera o metabolismo, mesmo horas após o exercício, ajudando na perda de peso e na manutenção do peso corporal.

Controla a vontade de comer

Caminhar pode reduzir a vontade de comer alimentos calóricos, ajudando a controlar o consumo de alimentos pouco saudáveis.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Protege contra doenças cardiovasculares

A caminhada regular ajuda a controlar a pressão arterial, reduzindo o risco de derrames e infartos, além de regular os níveis de colesterol no sangue.

Fonte: TJDFT

Ler Mais