Como variar o exercício de prancha? Veja 6 opções

A prancha é mais do que um simples exercício abdominal; ela é uma poderosa ferramenta para fortalecer o core, a musculatura que envolve toda a região do tronco, essencial para a estabilidade e suporte do corpo.

Além de proporcionar benefícios como melhoria da postura, aumento da força e equilíbrio, e controle da respiração, a prancha pode ser adaptada de diversas maneiras para oferecer um desafio ainda maior.

Confira 6 formas de variar o exercício


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Prancha frontal com cotovelos apoiados

Este é o exercício clássico de prancha. Deite-se de barriga para baixo, apoie os antebraços no chão, mantenha os cotovelos abaixo dos ombros e levante o quadril, mantendo o corpo alinhado.

Prancha frontal com cotovelos e joelhos apoiados

Para iniciantes, esta variação é ideal. Siga os mesmos passos da prancha frontal com cotovelos apoiados, mas desta vez, mantenha os joelhos no chão, mantendo o tronco alinhado.

Prancha frontal com cotovelos estendidos e mãos apoiadas

Mantenha os braços estendidos e as palmas das mãos no chão. Isso aumentará a demanda sobre os ombros e tríceps, intensificando o exercício.

Prancha lateral com o cotovelo apoiado no chão

Deite-se de lado e apoie-se apenas em um antebraço, mantendo o corpo reto e os pés empilhados um sobre o outro. Esta variação visa principalmente os oblíquos e os músculos do quadril.

Prancha lateral com as mãos apoiadas no chão

Apoie-se em uma mão em vez de um cotovelo. Isso coloca mais demanda sobre os ombros e tríceps, além de desafiar ainda mais o equilíbrio e a estabilidade.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Prancha escalada

Na posição de prancha frontal, traga alternadamente os joelhos em direção ao peito, mantendo o corpo alinhado. Este movimento dinâmico eleva a frequência cardíaca e aumenta o engajamento dos músculos abdominais.

Experimente estas variações de prancha para adicionar variedade à sua rotina de exercícios e desafiar seu core de novas maneiras. Lembre-se sempre de manter a forma correta e de ouvir o seu corpo para evitar lesões.

Fonte

Vitat

Ler Mais

Veja também exercícios para tonificar os glúteos

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”