BCAA: antes ou depois do treino? Saiba como tomar e seus benefícios
O aminoácido BCAA é um dos suplementos alimentares mais procurados no Brasil e no mundo.
Esse aminoácido é responsável por um terço da proteína muscular, estimula a síntese de novas proteínas e aumenta a massa muscular.
BCAA antes ou depois do treino? Qual o melhor horário?
Não há uma resposta conclusiva, pois dependerá de quais são seus objetivos e também depende da sua dieta e rotina, se você faz um alimentação pré treino por exemplo ou não, enfim.
"A utilização do BCAA antes ou depois do treino depende dos objetivos individuais e da dieta geral. Tomar BCAA antes do treino pode ser benéfico para fornecer aminoácidos disponíveis como fonte de energia durante o exercício, o que pode ajudar a diminuir a fadiga e melhorar o desempenho."
"Por outro lado, consumir BCAA após o treino pode ser útil para auxiliar na recuperação muscular e na síntese de proteínas após o esforço físico", diz o nutricionista clínico e esportivo, Dereck Oak.
Recomendações do uso de BCAA
Entretanto, mesmo sendo rico em benefícios, vale lembrar que a sua ação não é imediata após o uso.
"BCAA é apenas uma pequena fração do necessário para obter resultados estéticos e pode se dizer que o efeito é mínimo nesse processo. Pois sua evolução estética dependerá principalmente de outros fatores, como a dieta, a intensidade, regularidade dos treinos e etc."
"Em alguns casos, pode-se notar melhorias na recuperação muscular e na redução da fadiga quando utilizamos o BCAA como fonte energética para os treinos, mas isso também ocorre somente após algumas semanas de uso", orientou Oak.
Benefícios
O uso de BCAA também proporciona benefícios para quem não treina. Assim, o consumo da maioria dos componentes presentes no suplemento, auxilia a suprir as necessidades diárias de aminoácidos essenciais. Principalmente em dietas restritivas.