Pode fazer exercício físico menstruada? Especialista lista benefícios e alternativas

O corpo feminino passa por várias mudanças durante o ciclo menstrual, afetando humor, bem-estar e disposição para o exercício físico.

Será que as alterações hormonais podem impactar o desempenho nos treinos? Praticar certas atividades durante a menstruação é prejudicial?

Segundo a professora de educação física Alessandra Scarton à Gaucha ZH, adaptar o treinamento ao ciclo menstrual pode ser uma opção para unir bem-estar e desempenho.

Essa abordagem deve ser personalizada, considerando os sintomas individuais e a resposta de cada mulher a cada fase.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

A periodização, como é chamada, pode aproveitar as variações hormonais para otimizar o desempenho atlético. Mexer o corpo é sempre benéfico para saúde e bem-estar.

Dicas de profissionais:

A seguir, entenda como cada fase funciona e como conciliar exercícios para obter benefícios.

Fase Folicular:

Na fase inicial, que vai da menstruação à ovulação (normalmente do 1º ao 16º dia), os níveis de estrogênio aumentam. Mulheres costumam sentir-se mais energizadas e motivadas, com maior disposição.

Movimentos de baixa intensidade podem ser ideais no início, especialmente se houver cólicas. Após a menstruação, aproveite a energia crescente para aumentar gradualmente a intensidade e o volume do treinamento.

Treinos de resistência e força podem ser enfatizados, com exercícios cardiorrespiratórios de alta intensidade. Atividades que exigem foco podem ser benéficas, aproveitando a melhora na função cognitiva.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Fase Lútea:

Da ovulação ao último dia antes da próxima menstruação (geralmente do 16º ao 28º dia), os níveis de progesterona aumentam para preparar o organismo para a gestação.

Com o aumento da progesterona, reduza a intensidade dos treinos. Exercícios de menor impacto, como natação, caminhada, ciclismo ou yoga, podem ser mais confortáveis.

Na TPM:

A tensão pré-menstrual (TPM) traz sintomas físicos e emocionais, como cólicas, inchaço, fadiga e irritabilidade. Exercícios ajudam a aliviar sintomas. Atividade física melhora humor, qualidade do sono e regulação hormonal.

Exercícios de relaxamento, como ioga e alongamento, reduzem estresse e sintomas da TPM. Cada mulher é única, e a resposta ao ciclo menstrual pode variar.

Com informações

Uma abordagem individualizada considerando outros fatores, como nutrição, sono e estresse, é recomendada.

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”