5 exercícios para escoliose que podem ser feitos em casa

A escoliose é uma alteração na coluna que a faz se inclinar para o lado e girar, formando uma curva tridimensional.

Essa curvatura pode ser estrutural, desde o nascimento e geralmente irreversível, ou funcional, resultante de desajustes no corpo, muitas vezes tratáveis.

Tipos de Escoliose: Estrutural

Congênita, presente desde o nascimento. Geralmente irreversível.

Funcional:

Resultante de desajustes, frequentemente musculares. Pode ser tratada, muitas vezes associada a má postura ou levantamento excessivo de peso.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Sintomas Comuns:

Desalinhamento dos ombros. Encurtamento de um dos membros. Desnível em um lado do corpo. Costelas mais proeminentes em um dos lados. Mamilos assimétricos.

Tratamento:

Existem exercícios que podem ser parte do tratamento da escoliose, colaborando para evitar a cirurgia. Esses exercícios melhoram o padrão estético, aliviam a dor e aumentam a qualidade de vida. Conheça alguns:

Alternância de Braços:

Deitado de barriga para cima, eleve alternadamente um braço de cada vez. Fortalece a musculatura e coordenação.

Avião com Equilíbrio:

De pé, abra os braços como um avião e eleve uma perna para trás, equilibrando por 20 segundos. Melhora o equilíbrio e fortalece.

Posição de "Rã":

Deitado de barriga para cima, una as solas dos pés, estique as pernas e mantenha a posição por 30 segundos. Contribui para a flexibilidade.


Ou passe os stories para mais novidades. Sua escolha, seu conteúdo! 👀 🔍
IR PARA SOCIAL1

Três Apoios Alternados:

Na posição de quatro apoios, estique um braço e a perna oposta alternadamente por 20 segundos. Fortalece o tronco.

Flexão de Perna:

Deitado de barriga para cima, traga uma perna em direção ao tronco, repetindo o movimento 10 vezes em cada perna. Alonga e fortalece as pernas.

Rotação de Braço:

Deitado de lado, leve o braço para trás, olhando para a mão, repetindo o movimento 10 vezes em cada braço. Melhora a flexibilidade dos ombros.

Com informações

Ler Mais

“A matéria apresentada neste portal tem caráter informativo e não deve ser considerada como aconselhamento médico. Para obter informações fornecidas sobre qualquer condição médica, tratamento ou preocupação de saúde, é essencial consultar um médico especializado.”