A animação brasileira "Irmão do Jorel" foi a grande vencedora como "Melhor Série" na 8ª edição do Prêmios Quirino de Animação Ibero-Americana, com sua quinta temporada. A premiação ocorreu no último sábado (11), nas Ilhas Canárias.
Essa vitória no Prêmios Quirino reforça a presença e o reconhecimento internacional da animação nacional.
Produzida pelo Copa Studio para o Cartoon Network e a Max, a obra é criação de Juliano Enrico e já se tornou uma das séries mais importantes da animação brasileira contemporânea.
Em 2024, Irmão do Jorel comemorou 10 anos desde o lançamento, consolidando-se como a produção brasileira mais duradoura do canal.
A conquista chega às vésperas da estreia dos episódios finais da quinta temporada, que serão lançados em 16 de maio na Max com todos os episódios disponíveis de uma só vez.
E a partir de 19 de maio, a produção chega ao Cartoon Network, com exibições de segunda a sexta às 13h, e reprises às 7h e 20h30. Aos sábados, os episódios vão ao ar às 17h30, e aos domingos, às 12h.
Essa não é a primeira vez que a animação conquista o Prêmios Quirino: em 2019, Irmão do Jorel venceu na mesma categoria com sua terceira temporada, que também está disponível na Max.