*Esta matéria contém spoilers
Por mais que a série faça parecer que Ellie (Bella Ramsey) vai conseguir finalizar a vingança contra a personagem Abby Anderson, interpretada por Kaitlyn Dever, o rumo do roteiro não é como esperado.
Na adaptação, os criadores Craig Mazin e Neil Druckmann optaram por apresentar a perspectiva de Abby mais cedo que no jogo, buscando aprofundar a complexidade e motivação da vingança contra Joel.
Diferente do jogo, é mostrado um lado mais humano da personagem, motivo que também gerou críticas dos fãs, pois uma das maiores características de Abby não foi preservada: ela ser uma ótima lutadora, musculosa.
Sendo bastante intrigante, nas duas vivências, o destino de Abby é algo que frustra os que acompanham a história assiduamente.
Na narrativa de The Last Of Us Part II, ao ter o último confronto com Ellie, apesar de ficar entre a vida e a morte, a personagem é poupada. É possível que a série siga o mesmo caminho.
O confronto final entre Ellie e Abby
Após uma jornada marcada por perdas e traumas, Ellie rastreia Abby até Santa Bárbara, onde a encontra aprisionada por um grupo conhecido como "Rattlers".
Abby está visivelmente debilitada, tendo sido mantida em condições desumanas. Ellie a liberta, mas, consumida pelo desejo de vingança, insiste em um último confronto.
Durante a luta, Abby morde dois dedos de Ellie, e quase morre afogada. No entanto, ao lembrar da imagem de Joel, Ellie desiste no último momento, permitindo que Abby e Lev escapem juntos em um barco.
O destino de Abby após a fuga
Após o confronto, Abby e Lev partem em busca dos Vagalumes, um grupo rebelde que acreditam estar se reorganizando.
O jogo sugere que eles conseguem contato com os Vagalumes, mas não detalha os eventos após isso. Assim, Abby permanece viva, com o futuro deixado em aberto, permitindo diversas teorias pelos fãs.
Terceira temporada
Apesar de tudo isso ainda estar para acontecer, é possível que o final da segunda temporada ainda não seja o acerto de contas final entre Ellie e Abby.
No jogo, existe um momento na qual o jogador começa a jogar na perspectiva da Abby. Dessa forma, a terceira temporada pode focar um pouco mais no desenvolvimento da personagem.
Sendo assim, a última luta entre as duas personagens mais amadas (ou odiadas) da série pode ocorrer apenas no final da terceira e última temporada.