Será que é hora de seguir em frente? 5 sinais de que você precisa repensar suas amizades
Nem todo amigo é pra sempre: descubra sinais sutis (e outros bem óbvios) de que seu ciclo de amizade pode estar te fazendo mais mal do que bem

Clique aqui e escute a matéria
Você já parou pra pensar se as pessoas que te cercam realmente te fazem bem? Às vezes, a gente insiste em manter por perto amizades que, na real, só drenam nossa energia ou nos impedem de crescer. E olha, isso é mais comum do que parece.
Se você sente que está sempre se doando demais, se sentindo sozinho mesmo rodeado de gente ou que suas conquistas incomodam alguém do grupo... talvez seja hora de rever quem realmente merece estar ao seu lado.
1. Você não se sente à vontade sendo você mesmo
Se precisa ficar pisando em ovos, escondendo seus gostos ou opiniões por medo de julgamento, tem algo errado. Amizade de verdade é aquela que aceita até suas esquisitices — e não faz você se moldar pra caber em um padrão.
Se você vive se policiando pra ser aceito, talvez esteja no grupo errado.
2. Eles somem quando você mais precisa
Todo mundo tem fases difíceis. E nesses momentos, a gente descobre quem realmente se importa. Se seus “amigos” desaparecem quando o bicho pega, mas aparecem quando é festa, vale questionar se a troca está sendo justa.
Amigo de verdade segura sua mão no perrengue — não só no rolê.
3. Suas conquistas viram motivo de competição ou inveja
Sabe aquela sensação de que você não pode contar uma vitória sem alguém diminuir ou mudar de assunto? Pois é. Amizades saudáveis celebram suas conquistas com você. Se você sente que está sendo sabotado ou ofuscado, acende o alerta.
Tem gente que torce contra até de sorriso no rosto.
4. O papo gira sempre em torno de fofoca e negatividade
Claro que uma fofoquinha inofensiva rola às vezes, mas se o grupo vive falando mal dos outros, reclamando de tudo e espalhando energia pesada, isso vai te afetar mais do que imagina. A vibe das pessoas com quem você anda molda seu próprio jeito de ver o mundo.
Quer crescer? Anda com quem te puxa pra cima, não pra baixo.
5. Você voltou a se questionar demais sobre si mesmo
Amizades tóxicas fazem a gente duvidar do próprio valor. Se depois de um encontro com seus amigos você sai se sentindo menor, inseguro ou frustrado, isso diz muito. Relações que somam te fazem sentir leve, confiante e inspirado.
Seu brilho não pode ser apagado só pra ninguém se sentir mais confortável.
E agora, o que fazer?
Não precisa sair cortando geral da noite pro dia, mas comece a repensar quem merece espaço na sua vida. Às vezes, a melhor forma de evoluir é se afastar de quem não acompanha seu crescimento.
Lembre-se: amizade boa é aquela que te fortalece, não que te enfraquece. Cuide da sua energia — e cerque-se de pessoas que somam, inspiram e te amam de verdade.