Moda alternativa

Roupas de brechó entram na mira de celebridades e personagens famosos como moda alternativa

Artistas como Deborah Secco e Adriane Galisteu aderiram às peças de segunda mão ao perceber que é possível criar looks únicos e incríveis.

Cadastrado por

João Victor Maimone

Publicado em 15/05/2025 às 13:58
Mulher costurando um vestido - iStock

Alternativos e sustentáveis, as peças de brechó estão a cada vez fazendo mais sucesso com celebridades e personagens influentes.

Ao aderiram roupas de segunda mão em seus looks, os artistas perceberem que possível, e super acessível, criar visuais únicos e cheios de personalidade.

Além disso, ao usarem esse tipo de roupa, os famosos incentivam os usuários a adotarem um consumo mais consciente.

Um dos exemplos de famosas que usam roupas de brechó é a atriz Deborah Secco, sócia da Peça Rara Brechó, cuja afirmou que os brechós passaram a ter um novo significado após a maternidade.

“Ganhei tantos presentes que não seria possível minha filha usar. Foi ali que percebi o quanto temos de peças, utensílios, itens de decoração, sapatos, bolsas, cintos, óculos e muito mais esquecidos no fundo do armário. E com esses itens à venda, outras pessoas que talvez não tenham a possibilidade de comprar na loja original têm a oportunidade de utilizar de segunda mão”, afirma a atriz.

Outra celebridade que passou a usar roupas de segunda mão foi a apresentadora Adriana Galisteu, conhecida pelos seus visuais autênticos e únicos, que chegou a deixar algumas peças no Peça Rara Brechó.

Roberta Miranda, cantora e compositora, também desapegou de algumas peças, deixando mais de 250 vestuários na Peça Rara para venda.

A cantora disse que o valor arrecadado das vendas serão utilizados como doação a uma ONG de ajuda aos animais, inspiração que veio do seu cãozinho de estimação, Severino.

Brechós no mundo fictício

O estilo da personagem Solange Duprat, vivida por Alice Wegmann na novela Vale Tudo, reflete uma tendência atual: unir peças vintage e contemporâneas com criatividade.

A escolha pelo visual inspirado em brechós reforça o valor do consumo consciente também na dramaturgia.

Celebridades como Julia Roberts e Angelina Jolie têm ajudado a romper preconceitos ao aparecerem em eventos públicos usando peças repetidas ou adquiridas em brechós, incluindo roupas de grifes renomadas. Essa atitude reforça a imagem do consumo responsável como algo moderno, elegante e sustentável.

Setor de roupas de segunda mão segue em alta

O mercado global de roupas usadas está em rápido crescimento. De acordo com o TreadUp Resale Report 2025, o setor deve atingir US$ 367 bilhões até 2029, com uma expansão 2,7% mais rápida do que o mercado de vestuário tradicional.

Em 2024, o segmento cresceu 15% e já representa 9% dos gastos mundiais com roupas. A previsão é de crescimento anual médio de 10% nos próximos cinco anos.

Tags

Autor

Veja também