O Recife Coffee chega à sua 10ª edição e segue até o dia 8 de junho, reunindo 39 cafeterias em cidades como Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Taquaritinga do Norte e Gravatá.
Criado para valorizar a cultura dos cafés especiais em Pernambuco, o festival mantém o preço do combo “sugestão do barista” em R$ 41,90 — o mesmo da edição anterior —, mesmo diante do aumento nos custos da matéria-prima.
A iniciativa é da Associação de Cafeterias de Especialidades de Pernambuco (ASCAPE).
Durante o circuito, cada cafeteria oferece uma combinação com café especial, salgado e sobremesa. Todas as casas participantes contam com baristas — profissionais especializados em extrair o melhor dos grãos — e trabalham exclusivamente com cafés especiais, reconhecidos por sua qualidade, rastreabilidade e produção sustentável.
Este ano, cinco cafeterias estreiam no evento: Café Jardim, Fuso, Pramuê, Roasters e Zoco Mirante. Já entre as veteranas estão nomes como 81 Coffee co., A Vida é Bela Café, Borsoi Café, Celeste Café, Ernest Café Bistrô, Versado Café (com três unidades) e Zoco Café, entre outras (lista completa abaixo).
Além de movimentar o setor local, o festival quer ampliar o acesso à cultura dos cafés especiais. A expectativa da organização é de que mais de 200 mil pessoas circulem pelas cafeterias durante o evento, representando um crescimento de 15% em relação ao ano passado. A estimativa da ASCAPE é que o setor cresça 10% em Pernambuco em 2025.
O Recife Coffee 2024 conta com apoio de empresas como Camponesa, Monin, Mx Copos e Potes, Koar e J3 Wear, além das torrefações locais Kaffe Torrefação e Treinamento, Takwary, Tulla Café, Versado e Azo Roasters.
Mais informações estão disponíveis no perfil oficial do evento no Instagram: @recifecoffeeoficial.