O rapper porto-riquenho Bad Bunny, de 31 anos, se apresentará no Brasil nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2026 no Allianz Parque, em São Paulo. Essa será a primeira vez que o público brasileiro terá a chance de ver o cantor de perto.
Os shows fazem parte da turnê Debí Tirar Más Fotos, considerado um manifesto pela história e a cultura de Porto Rico, em meio a influência americana no país - que é território estadunidense.
Um dos maiores artistas da atualidade, Bad Bunny é dono de três prêmios Grammy e está no terceiro de lugar de artistas mais ouvidos no Spotify (streaming de áudio), atrás apenas de Drake e Taylor Swift.
Bad Bunny é apenas um apelido para o maior astro do pop latino, que na verdade se chama Benito Antonio Martínez Ocasio.
O que significa "Bad Bunny"?
Desde o início da sua carreira artística, o rapper latino-americano assina suas músicas autorais sob a alcunha "Bad Bunny".
No entanto, a origem do apelido é um tanto quanto curiosa, já que o nome artístico do cantor é inspirado em uma foto de infância.
"Bad Bunny" é inspirado em uma foto onde o artista se encontra, aparentemente, vestido de coelho e com uma expressão irirtada. O fato deu origem ao personagem El Conejo Malo (O Coelho Mau, em português).
Sucessos de Bad Bunny
Com três prêmios Grammy e 11 troféus no Grammy Latino, Bad Bunny tem como Un Verano Sin Ti o seu álbum mais famoso, que foi o mais reproduzido por dois anos consecutivos.
Em 2020, o cantor se tornou o primeiro artista a lançar um álbum totalmente em espanhol, chegando a conquistar a liderança da Billboard 200, lista que ranqueia os mais ouvidos do ano nos Estados Unidos.
O mesmo álbum foi o primeiro em espanhol a entrar na disputa do Grammy 2023 na categoria Álbum do Ano.
O rapper sempre manteve suas origens em suas produções. Em 2019, o porto-riquenho deu a seguinte declaração para a imprensa internacional:
"Às vezes, [os críticos] nos subestimam e não percebem o poder que temos como latinos. Quando nós, latinos, percebermos o poder que temos, falando nossa língua e representando a raça latina, vamos dominar o mundo".
No mesmo ano, Bad Bunny chegou a paralisar uma turnê pela Europa para participar de protestos contra o então governador Ricardo Rosselló.
As ações populares causaram a renúncia do político. Na música El Apagón, por exemplo, o cantor menciona as dificuldades enfrentadas pelos porto-riquenhos.
O disco Debí Tirar Más Fotos é a mais recente produção do artista e foi rotulado por ele mesmo como uma "carta de amor" a Porto Rico.
No Brasil, o rapper ficou muito famoso a partir da música DTMF, que também é sucesso em países onde o idioma é o espanhol.
A canção ganhou uma versão em português, chamada de "Nossas Fotos", que foi gravada pelos cantores Felipe Amorim e Zé Felipe. A versão em português rendeu as primeiras posições nacionais em fevereiro deste ano.