Segurança cibernética

Sua senha é realmente segura? Dicas para fortalecer a senha e evitar invasões hackers

Um site especializado em cibersegurança analisou 19 bilhões de senhas vazadas e confirmou que a maioria delas eram fracas e previsíveis.

Cadastrado por

João Victor Maimone

Publicado em 07/05/2025 às 12:58
Representação de um hacker roubando dados - iStock

Para os usuários de serviços onlines, uma senha forte e confiável se tornou algo comum para manter seus dados pessoais seguros de ataques cibernéticos.

Para se ter noção do quão importante é ter uma senha forte, o site de cibersegurança Cybernews analisou 19 bilhões de senhas vazadas entre abril de 2024 e abril de 2025, e concluiu que grande parte delas eram fracas e previsíveis.

Leia Também

Dentre as senhas fracas estão combinações simples de números e letras, como “123456” ou “senha”, que são um prato cheio para invasores digitais.

Nesse mesmo estudo foi constatado que apenas 6% das senhas que existem atualmente são únicas, confirmando a vulnerabilidade dos usuários a ataques cibernéticos.

Leia Também

Esse estudo unido ao alto número de senhas vazadas por ano destaca a necessidade do usuário online em adotar práticas de segurança para se livrar dos hackers.

Desta maneira, o Social1 mostra algumas dicas de como fortalecer a senha visando proteger seus dados de invasores digitais.

Dicas para fortalecer a senha

Como criar uma senha segura?

 

Adotar práticas eficazes na criação de senhas é primeiro passo para aumentar a segurança das contas online.

Leia Também

Aplicativos como 1Password ou Google Password Manager são ótimos gerenciadores de senhas. Recomendados por especialistas de cibersegurança, esses dois apps criam e armazenam senhas fortes, sendo únicas para cada utilidade.

Além de adotar práticas de segurança, é importante não usar a mesma senha em diferentes contas, criar senhas com, no mínimo, de 12 caracteres - combinando letras maiúsculas, minúsculas, números e símbolos especiais, não utilizar palavras ou sequências fáceis de adivinhar e habilitar a autenticação em dois fatores.

Tags

Autor