Coragem e força de Ogum: Ative o poder deste Orixá nesta quarta (23) com rituais simples

Nesta quarta-feira, 23 de abril, é comemorado o Dia de Ogum, orixá que representa força e coragem para as religiões de matriz africana.

Publicado em 23/04/2025 às 15:13
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Venerado por seguidores da umbanda e candomblé, Ogum é o orixá que representa força e coragem. O seu objetivo é proteger aqueles que suplicam por ajuda em momentos conturbados e estão diante das lutas.

Ogum é responsável por obter a vitória em conflitos, tanto físicos quanto espirituais quando invocado por seus devotos.

Associado a São Jorge, Ogum possui uma data em sua homenagem: 23 de abril - a mesma que homenageia o santo católico.

E para celebrar esse dia tão importante para as religiões de matriz africana, conheça rituais poderosos de Ogum para ter mais força e coragem.

Banho de Ogum

No dia de Ogum, prepare um banho especial fervendo dois litros de água. Corte uma folha de espada-de-São-Jorge em sete pedaços e adicione na água fervente. Desligue o fogo e deixe a infusão descansar com a panela tampada por cerca de três horas.

Depois do banho higiênico habitual, mentalize a renovação das suas forças e da proteção espiritual. Em seguida, derrame a infusão do pescoço para baixo, pedindo ao Orixá guerreiro que afaste os obstáculos do seu caminho e traga força, coragem e proteção.

Amuleto de Ogum

De preferência no dia de Ogum, estenda um pano azul-marinho em uma superfície limpa e adicione os seguintes elementos: 1 folha de louro, 1 galho de Guiné, 1 miniatura de espada de aço, 1 galho de arruda, 1 cravo-da-índia, 1 pedra de sal grosso, 1 dente de alho-poró e 1 grão de café.

Com os itens dispostos, eleve seu pensamento e peça coragem, proteção e força ao Orixá. Em seguida, feche o pano como um embrulho e carregue esse amuleto com você como símbolo de fé e escudo espiritual.

Ritual para coragem

Esse ritual deve ser feito às 19h do dia 23 de abril, data consagrada a Ogum. Corte um abacate ao meio e retire o caroço.

Unte as duas metades com azeite de dendê e coloque-as em um prato virgem (nunca usado antes). No centro do prato, acenda uma vela azul-escuro.

Com fé, repita em voz alta: “Ogunhê, Ogum Patacori, Orixá que é grandioso e que atende aos pedidos de seus filhos. Salve, santo guerreiro. Eu (diga seu nome completo três vezes), evoco sua força, sua luz e sua proteção, e lhe peço, meu pai, com toda fé do meu coração, que me abra os caminhos, para que eu possa conseguir um emprego. Que eu consiga um trabalho digno, saudável e rentável. Obrigado, meu pai. Saravá, Ogum.”

Espere a vela apagar naturalmente. Depois, leve as metades do abacate até o pé de uma árvore e deixe ali como oferenda. Descarte os restos da vela no lixo comum. O prato pode ser lavado e reutilizado normalmente.

Márcia Sensitiva fala sobre os piores e melhores dias de 2025

Tags

Autor