Conclave: saiba o que é verdade do filme que mostra bastidores de como é a escolha do papa
O filme Conclave foi vencedor do Oscar 2025 na categoria Melhor Roteiro Adaptado e ganhou maior notoriedade com a morte do Papa Francisco

Clique aqui e escute a matéria
A morte do Papa Francisco na última segunda-feira (19) fez o filme Conclave (2024), que mostra os bastidores da escolha do líder da Igreja Católica, é o conteúdo mais visto no Prime Video no Brasil nesta quarta-feira (23).
O longa ocupa a segunda posição de mais assistido no Prime Video desde o lançamento na plataforma, na última sexta-feira (18).
Conclave ganhou um Oscar de melhor roteiro adaptado por ser inspirado no lviro homônimo de Robert Harris. A obra de ficção traz a habilidade de articulação com licença artística sobre a eleição papal, quando o Vaticano passa pelo processo da escolha do sucessor.
O que é verdade no filme Conclave?
O procedimento do conclave
A obra traz com precisão o ritual da eleição papal, praticamente inalterado há 800 anos. Os cardeais de todo o mundo se reúnem na Capela Sistina, votam em cédulas de papel e o resultado é anunciado ao público pela fumaça. Preta quando não há definição ou branca quando um novo papa é escolhido.
O isolamento também é real, logo, os cardeais ao se reunirem no Vaticano, ficam sem acesso às redes sociais, televisão, rádio ou leitura de jornais.
Tensão política na Igreja
O filme também acerta ao mostrar as divisões ideológicas dos cardeais. Há, de fato, disputa entre alas conservadoras e progressistas, refletindo um debate externo da Igreja Católica.
O que é ficção no filme Conclave?
Um cardeal não revelado publicamente surge na trama. Esse é um exagero da obra. O "in pectore" aconteceria se o papa anterior tivesse divulgado seu nome antes de morrer - algo que não aconteceu no longa.
Como é a história do filme Conclave?
A partir do livro "Conclave" — publicado por Robert Harris em 2016 —, o longa começa logo após a morte do Papa (Bruno Novelli), devido a uma grave doença. Por causa disso, o Cardeal Lawrence (Ralph Fiennes, de "O Grande Hotel Budapeste" e "King's Man: A Origem") é o escolhido para coordenar o conclave, cerimônia que reúne outros cardeais para eleger o novo sumo pontífice.
À medida que a eleição avança, Lawrence começa a lidar com questões problemáticas envolvendo os candidatos, o que torna o ritual ainda mais complicado do que ele esperava. Para piorar, o cardeal descobre um segredo impactante, capaz de mudar toda a Igreja Católica de forma irremediável.
O filme foi indicado a oito Oscars e venceu o prêmio de melhor roteiro adaptado.