A Vida Adulta e o NuScore

Black Mirror da vida real? Nu bank lança o nu score ferramenta que possibilita ver e entender seu status financeiro na instituição.

Publicado em 16/04/2025 às 19:45 | Atualizado em 16/04/2025 às 20:18
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A vida adulta, além de não ser fácil, é difícil. Memes à parte, somos constantemente bombardeados por métricas que nos classificam. Mas, diferente do episódio “Nosedive” da terceira temporada de Black Mirror, onde a série da Netflix explora os pontos negativos do uso das telas e da tecnologia, na vida real, nós, meros mortais, não temos acesso a todos os números que nos classificam.

A proposta do NuBank, que tem esse nome refletindo a relação de total transparência com seus clientes – pelo menos é isso que eles dizem – pode redefinir como os clientes de bancos são vistos pelas instituições financeiras. Imagine um espelho, ou melhor, um app do banco mostrando como cada cliente é visto.

Este artigo não é patrocinado pela fintech – empresas que inovam no serviço financeiro com base na tecnologia, como o NuBank – mas bem que poderia ser, o colunista aqui agradeceria. Como cliente, compartilho minha visão dessa “novidade”.


Já faz um bom tempo que a Serasa disponibiliza gratuitamente aos clientes informações sobre a saúde financeira, com base no cruzamento do CPF – Cadastro de Pessoa Física – e dados compartilhados pelas instituições conveniadas ao birô de crédito. Além dela, outras empresas também trabalham com esses dados, mas a Serasa é bastante popular no Brasil por sua origem, fundada pela FEBRABAN – Federação Brasileira de Bancos.


No resumo da Serasa, o cliente consegue ver se tem dívidas ativas e consultar seu score, que é um valor de 0 a 1000 definido pela empresa com base nos dados recebidos. Quanto mais alto, maior a probabilidade de você pagar suas dívidas e conseguir crédito. O inverso acontece com valores baixos.
Até o lançamento do Open Finance, em 2021, os dados que determinavam se você é um bom pagador ou não eram basicamente aqueles disponibilizados pelas empresas e bancos parceiros, que geralmente divulgavam apenas suas dívidas. Com isso, seu score e, consequentemente, a probabilidade de crédito eram reduzidos.


O Open Finance surgiu com a promessa de “bonificar” os bons pagadores com melhores resultados de score, mas esse é tema para outro artigo.


Mas o que tem de novo?

Seu score ser determinado com base em valores de mercado não considerava, em tese, as relações que você já tem com determinada instituição. Internamente, os bancos têm seus próprios mecanismos de cálculo que determinam se você receberá ou não um aumento de limite no cartão de crédito, por exemplo.
A novidade é que o Nu lançou para seus clientes o NuScore, onde você consegue ver, dentro do próprio aplicativo, esse número carimbado virtualmente em sua testa. Os dados que determinaram esse cálculo são baseados em itens como o olhar para fora da instituição, vide por exemplo a Serasa, seus bons e ótimos comportamentos, como pagamento de dívidas em dia, investimento, resultado entre ganhos e despesas, além do uso do cartão de crédito.


O novo recurso está sendo disponibilizado aos poucos para os clientes e pode ser acessado clicando em Cartão de Crédito e selecionando o ícone NuScore. Tudo dentro do aplicativo da fintech.


Voltando nosso olhar para o mercado, será que as demais instituições compartilharão nossos scores como clientes? E indo além, já pensou como você pode fazer bom uso desses dados para a sua saúde financeira?

 

 

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