7 passos simples para criar laços duradouros com seu filho
Crie uma forte conexão com seu filho praticando estas sete atividades essenciais que vão transformar a convivência incrível para ambos.

Na criação de um filho, não existe um manual com instruções sobre como cuidar dele da melhor forma para criar vínculos fortes. O que há são planejamentos e ideias sobre o que você acredita ser o melhor para ambos.
Nesta fase da vida, a criança desenvolve ferramentas e habilidades de como lidar com pessoas, enquanto os pais aprendem características e ensinam o seu filho crescer de uma forma mais saudável.
Esses aspectos criam fortes ligações entre pais e filhos, sendo importante importante para o desenvolvimento emocional de uma criança.
Segundo Filipe Colombini, psicólogo parental, a conexão entre pais e filhos ajuda no desenvolvimento cognitivo e faz a criança se sentir mais confiante e propensa a ter empatia pelo próximo.
"As crianças aprendem sobre o mundo ao seu redor justamente por meio desse relacionamento com seus pais”, diz Filipe Colombini.
Ao longo desta trajetória, é normal encontrar dificuldades sobre como é possível se conectar de maneira duradoura com o filho. No entanto, existem sete técnicas que ajudam a fortalecer o vínculo afetivo entre pais e filhos.
7 técnicas para se conectar com seu filho
1. Esteja presente no aqui e agora
Sempre que possível, se faça presente em todos os momentos da vida do seu filho. Portanto, não crie distrações e seja autêntico com ele.
2. Planeje e priorize momentos com qualidade
Na sua presença, faça com o que o momento seja de qualidade e garanta uma frequência regular nos eventos. Para que isso aconteça, se planeje e deixe dias reservados no seu calendário para passar com seu filho.
3. Conheça seu filho, em todas as fases da vida
Esteja a ouvidos ao seu filho. É fundamental acompanhar as mudanças naturais que ocorrem ao longo do crescimento de seu filho, para saber as preferências, gostos, preocupações e conquistas dele.
4. Reforce a autoestima do seu filho
Independentemente das ações do seu filho, valorize ele pelo fato de ele ser quem ele é. Esse amor altruísta e incondicional é a base para que ele construa autoconfiança e segurança emocional.
5. Apresente seu mundo
Mostre ao seu filho coisas que você gosta de fazer e compartilhe experiências e valores que você acredita, pois será uma forma poderosa de estreitar a relação.
Essa troca contribui no desenvolvimento moral e ético, além de que seu filho vai criar uma identidade própria.
6. Lembre-se sempre: pai e mãe são figuras de autoridade
Embora queiramos ser gentis com nossos filhos a todo momento, não podemos deixar de lado ensinamentos e impor limites.
Os pais possuem a responsabilidade de ajudar os filhos a lidar com sentimentos difíceis, como frustração, inveja e raiva.
7. Ensine regulação emocional
Fique ao lado do seu filho para ajudá-lo a reconhecer, nomear e lidar com as próprias emoções. Isso vai ser um dos melhores presentes que ele vai receber em toda sua vida.