Por que a nacionalidade italiana é um caminho para a aposentadoria na Europa?

Com suas paisagens deslumbrantes e uma cultura rica, a Itália proporciona uma qualidade de vida pensada no bem-estar de todos os seus cidadãos.

Publicado em 21/11/2024 às 17:45
Google News

A aposentadoria é, para muitos, uma representação de realizar sonhos que foram adiados ao longo do anos. Além disso, esse é um momento de descansar e aproveitar a família.

No entanto, se você tiver descendência italiana, há chances de você viver esse momento prazeroso da vida na Europa, mais especificamente na Itália.

Com belas paisagens e uma rica cultura, a Itália oferece uma excelente qualidade de vida para aqueles que já estão aposentados e querem viver em paz.

Especialista em genealogia e diretora da Avanti Cidadania, empresa especializada em assessoria para cidadania, imigração e residência na Itália, Nátali Lazzari destaca o potencial transformador que esse direito traz para esses novos residentes.

“Muito mais que um documento, abre as portas para o acesso à saúde de alta qualidade e uma rotina mais tranquila e enriquecedora. Muitos brasileiros com ascendência italiana estão redescobrindo o país e encontrando lá um destino de aposentadoria ideal”, afirma.

A cidadania italiana dá ao cidadão vários direitos exclusivos, como acesso à União Europeia, e até mesmo permite que aposentados brasileiros tenham direito ao sistema de saúde italiano.

Os aposentados que possuem a cidadania italiana têm acesso pleno, como qualquer outro cidadão italiano, ao sistema de saúde italiano, conhecido como Servizio Sanitario Nazionale (SSN).

“Para quem está na terceira idade, o atendimento médico de qualidade é essencial, e a Itália oferece um sistema público robusto, algo muito valorizado”, comenta Nátali.

Nátali ressalta que a Itália proporciona ao seus cidadãos uma infraestrutura propícia ao bem-estar das pessoas de todas as idades, com transporte eficiente e ambientes que promovem qualidade de vida. 

Ademais, a especialista em genecologia destaca a vantagem de ter um estilo de vida que valoriza o convívio social, o contato com a natureza e o prazer nas pequenas coisas.

“Muitos de nossos clientes se encantam pela cultura local , que tem um ritmo próprio e enaltece o momento presente, seja em um passeio pelas vilas encantadoras, seja na oportunidade de redescobrir tradições familiares que resgata seus ancestrais”, reitera. 

Se você é ítalo-descendente e quer morar na Itália após os 60 anos de forma tranquila, a cidadania italiana pode ser o caminho. “Vale ressaltar, que esse direito pode ser adquirido agora e usufruído por toda vida”, comenta.

Para conquistar a tão sonhada cidadania italiana, é preciso passar por as seguintes etapas: verificar a elegibilidade, contratar um especialista para consultar o antepassado italiano e reunir a documentação necessária. 

Tags

Autor