Você já se perguntou se correr é benéfico para os seus joelhos? Veja o que os especialistas dizem
O ortopedista Fábio Guimarães revela tudo o que você precisa saber para manter seus joelhos saudáveis. Entenda tudo e corra da forma certa
A corrida tem se tornado um esporte cada vez mais popular, atraindo desde amadores que buscam um hobby até atletas dedicados à vida profissional e aqueles que buscam uma vida mais saudável.
No entanto, para muitos iniciantes, a preocupação com lesões nos joelhos é constante. Mas será que correr é realmente prejudicial para as articulações?
“A corrida traz mais benefícios à saúde das articulações dos joelhos do que prejuízos. Não há nenhuma comprovação científica de que correr desgasta as articulações a curto ou longo prazo. O sedentarismo, ao contrário da corrida, a longo prazo é um fator de risco para o desgaste das cartilagens que revestem as articulações. Vale enfatizar que é necessário que a corrida seja praticada de modo adequado para não provocar lesões e outros desconfortos”, afirma o ortopedista especialista em joelho Fábio Guimarães, da Clifor Olinda.
Entre as lesões mais comuns em corredores está a Síndrome do Trato Iliotibial, popularmente conhecida como "joelho de corredor".
“O joelho de corredor é provocado pela prática inadequada ou exagerada em intensidade e quantidade de treinos por semana, causando dores contínuas na lateral do joelho, latejo e limitações de movimento de flexão simples.” explica Fábio Guimarães.
Benefício da corrida para os seus joelhos
Pesquisas recentes indicam que a corrida fortalece tecidos e cartilagens do joelho, além de ajudar a proteger contra o desgaste. Correr também contribui para aumentar a densidade óssea, o que pode proteger contra condições como osteoporose e artrite, de acordo com o especialista.
Como é feito o tratamento da Síndrome do Trato Iliotibial
- Diminuir a intensidade e a velocidade dos treinos.
- Utilizar analgésicos e anti-inflamatório conforme orientação médica.
- Investir em fisioterapia.
- Considerar a terapia por ondas de choque, a depender do caso.
Dicas para evitar lesões durante a corrida
- Use tênis apropriados para a corrida.
- Realize alongamentos e aquecimentos antes dos treinos.
- Fortaleça os músculos com exercícios específicos.
- Respeite os limites do corpo e faça pausas adequadas entre os treinos.
- Garanta um bom descanso e qualidade de sono para recuperação muscular.
- Varie os locais de treino, alternando entre asfalto e superfícies mais macias.
“É importante lembrar que não é normal sentir dor ou ter inchaço no joelho durante ou após a corrida. Corredores que possuem esses incômodos devem procurar um ortopedista o mais breve possível para investigar e tratar o problema, seja com a correção de algum movimento ou com a indicação de analgésicos e antiinflamatórios, de acordo com o problema diagnosticado.” orienta Fábio Guimarães, ortopedista da Clifor Olinda.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”