Sansão, cujo nome significa o "homem do sol", foi um personagem bíblico de Nazaré, dotado de uma força extraordinária, mencionado no Livro dos Juízes (13-16) e no Novo Testamento (Hebreus 11,32). Segundo a escritura, Deus chamou Sansão para libertar o povo de Israel da opressão dos Filisteus, que temiam profundamente sua força invencível.
Dalila, moça filisteia que detinha a admiração e o amor de Sansão, foi subornada pelos governantes filisteus com 1100 moedas de prata para descobrir o segredo de sua força. Mesmo amando Sansão, Dalila foi induzida a trair seu amado pelo povo filisteu.
Após três tentativas falhas de descobrir o segredo da força de Sansão, ela conseguiu persuadi-lo a revelar que sua força residia em seus cabelos. Enquanto Sansão dormia em seu colo, Dalila cortou seus cabelos, deixando-o vulnerável.
Ao acordar e confrontar os Filisteus, Sansão percebeu que sua força o havia deixado, sendo então capturado, tendo seus olhos perfurados e sendo preso com algemas de bronze. Sansão, então, foi humilhado publicamente e amarrado aos pilares que sustentavam o edifício.
Em um último ato de heroísmo, Sansão, clamando a Deus por força, derrubou os pilares, causando a destruição do templo e a morte dos Filisteus, de Dalila e de si.
Fonte: Infopedia