Você já deve ter ouvido falar que a chia é uma semente poderosa para a saúde, especialmente para quem busca emagrecer.
Mas será que a famosa água com chia realmente traz esse resultado?
A verdade é que, isoladamente, nenhum alimento é uma solução mágica, mas a chia pode ser uma grande aliada no seu processo de emagrecimento e bem-estar.
Entenda como essa sementinha funciona e como incluí-la na sua rotina para colher todos os seus benefícios.
Água com chia emagrece?
Segundo o portal Eu Atleta, a água com chia pode sim ajudar no processo da perda de peso.
Apesar disso, vale lembrar que essa semente não deve trabalhar sozinha e precisa fazer parte de um plano que inclua atividade física e alimentação balanceada para ter o efeito desejado.
"A chia é um alimento espetacular e que, neste momento, se tornou o grande queridinho que resolve todos os problemas: reduz colesterol, diminui a glicose, emagrece, regula o intestino... Isso é verdade, mas não existe mágica", explica a nutricionista Regina Sarmento.
"Tomar uma colher de sopa de chia no copo d’água antes de cada refeição não vai emagrecer ninguém se esse alguém não fizer atividade física, beber bastante água, dormir bem e tiver uma alimentação adequada e equilibrada. A chia colabora nesse processo, mas não é ela por si só que faz você emagrecer", alerta a profissional.
Como consumir a água com chia?
Para alcançar os benefícios para a saúde ao consumir a semente, o recomendado é que se misture uma ou duas colheres de sopa de chia para um copo d'água (250 ml) em temperatura ambiente.
A ingestão deve ser feita enquanto a pessoa estiver em jejum ou com cerca de 30 minutos de antecedência para a próxima refeição, como o almoço.
Para tornar seu sabor mais agradável, é possível aromatizar a água com chia com algumas opções como: limão, rodelas de laranja com um pedaço de canela em pau, tiras finas de gengibre com hortelã ou pepino cortado em palitos.