Está procurando uma cintura mais definida e um corpo mais tonificado?
A seguir, vamos apresentar três exercícios eficazes e rápidos que, combinados com uma alimentação equilibrada, podem transformar sua silhueta em poucas semanas.
Prepare-se para dizer adeus à medidas extras e aproveitar uma nova versão de você!
Exercícios para afinar a cintura
1. Ativação do core
Em entrevista com o portal Metrópoles, a fisioterapeuta e instrutura de ioga Andressa Aguzzoli explica que o core significa o centro e o núcleo do corpo.
"O termo é utilizado para se referir aos músculos produtos da região abdominal, lombar e pélvica que têm como finalidade manter a estabilidade dessas regiões", disse a profissional.
A instrutora de ioga declara que os exercícios para essas áreas vão além de "construir músculos abdominais fortes".
Exercício:
Primeiro, deve-se puxar o ar abrindo as costelas lateralmente. Ao soltá-lo, a profissional orienta recolher o umbigo lentamente, sem excesso de esforço.
"Você pode fazer disso um exercício diário ou manter [o umbigo] um pouquinho retraído ao longo do dia", sugere.
2. Respiração
Quando feita de modo adequado, a respiração tende a ajudar a "melhorar a aparência abdominal", conforme reforça a instrutora de ioga.
"Os pulmões ficam no tórax, certo? Pense comigo: lá é o local certo para respirar. Se usar somente o abdômen, além de diminuir o tônus desse local, você desliga a musculatura aproximadamente 22 mil vezes por dia", explica a profissional.
Exercício:
O indicado é começar o exercício deitado no chão com a barriga para cima. Em seguida, deve-se colocar as mãos nas costelas e observar o trajeto da respiração.
"Se for nas costelas, está certo. Se for no abdômen, procure mantê-lo parado ao respirar e use o tórax para isso", sustenta.
VEJA TAMBÉM: 4 exercícios simples para 'trincar' a barriga!
3. Postura
Por fim, a instrutora de ioga informa: "Não há abdômen que aguente uma postura recaída".
A profissional recomenda analisar um indivíduo com o porte corporal errado e focar na região abdominal.
"Quando permanecemos com a postura errada, automaticamente deforma o abdômen", alerta.
Exercício:
Segundo Andressa, esse exercício é tão simples que dá para repetir até no ambiente de trabalho.
"Coloque as mãos na sua mesa de trabalho ou da sala, afaste-se um pouco do mobiliário e sem dobrar os joelhos empurre o corpo para trás com o objetivo de formar um L. Você irá sentir alongar desde sua coluna até os calcanhares", recomenda a fisioterapeuta.