Não muito conhecida, a vitamina K2 é extremamente importante para nossa saúde, proporcionando benefícios para o bem-estar do corpo humano.
A vitamina é responsável por cuidar da saúde óssea e cardiovascular, além de retardar o envelhecimento da pele.
A vitamina K12 protege as proteínas colágeno e da elastina, sendo uma responsável pela elasticidade da pele e outra pela a flexibilidade dos vasos sanguíneos.
Os ossos e dentes são um dos lugares mais afetados pela K2, que direciona o cálcio para essas partes do corpo e evita que o mineral se acumule nas artérias, prevenindo doenças cardíaco, como a aterosclerose.
Capaz de reduzir o risco de calcificação arterial e melhorar a circulação sanguínea, a vitamina têm sido associada à melhora da saúde do coração.
No entanto, é comum que o corpo humano possua um déficit dessa substância. O motivo é pelo fato de que muitas pessoas não consomem alimentos ricos em K2, como os fermentados, e possuem uma alimentação com pouca gordura saudável, o que é essencial para absorver a vitamina.
Condições como a disbiose intestinal, por exemplo, podem prejudicar a produção da K2 no organismo. A disbiose intestinal pode piorar mediante ao uso prolongado de antibióticos, uma vez que eles agem negativamente nas bactérias intestinais que produzem a substância.
Fontes de vitamina K2 e cuidados no consumo
A vitamina K2 está presente em diversos alimentos, especialmente os fermentados, como o natto (soja fermentada), além de gema de ovo, fígado de boi e frango, queijos maturados, iogurtes e peixes como salmão e sardinha.
Quando a alimentação não é suficiente para atender às necessidades do organismo, a suplementação pode ser uma alternativa.
A forma MK-7 é a mais recomendada, pois possui maior biodisponibilidade e uma meia-vida mais longa no corpo, o que favorece sua absorção e eficácia.
Apesar de ser considerada segura para a maioria das pessoas, é necessário cuidado no uso da vitamina K2 por quem faz uso de anticoagulantes, como a varfarina, já que pode interferir no processo de coagulação.
Por isso, é fundamental contar com a orientação de um profissional da saúde antes de iniciar a suplementação.