4 mitos sobre exercícios para a perda de peso

Especialista esclarece algumas dúvidas sobre o processo de emagrecimento e revela os mitos sobre os famosos exercícios para perder peso!

Publicado em 06/05/2025 às 21:29
Google News

Clique aqui e escute a matéria

Na busca frequente pelo corpo ideal, muitas vezes somos bombardeados por informações contraditórias sobre exercícios e perda de peso.

Mas será que tudo que ouvimos é realmente verdadeiro?

A seguir, vamos apresentar alguns mitos sobre os famosos exercícios para perder peso. Veja agora!

Vida saudável

Se manter vivo é uma regra que vale para todos, jovens e idosos.

Segundo o portal Estado de Minas, a prática de exercícios físicos de intensidade moderada promove significativas melhoras nas respostas imunológicas, além de ajudar a reduzir marcadores inflamatórios crônicos de baixo grau.

"Na busca desenfreada para perder peso, muitas pessoas acabam optando por atalhos repletos de facilidades que vão comprometer a saúde. Resultados imediatos não existem. O ganho de peso acontece de maneira gradual e a perda acontecerá da mesma maneira", orienta o diretor técnico da Bodytech Company, Eduardo Netto.

Mitos sobre exercícios para perda de peso

Reprodução/ iStock
Imagem ilustrativa da barriga de uma mulher! - Reprodução/ iStock

1. Musculação não ajuda a queimar gordura

Acreditava-se que os exercícios aeróbicos seriam a principal ferramenta para quem quer diminuir os números na balança. Com essa ideia, o treinamento contra resistência é esquecido.

Apesar disso, a musculação também contribui muito para o emagrecimento, favorecendo o ganho de massa, o que aumenta o ganho calórico do organismo em repouso.

2. É melhor treinar à noite do que de manhã

É extremamente importante saber que não existe um melhor horário para se exercitar, pois isso depende muito das preferências individuais, do estilo de vida e dos objetivos de cada pessoa.

Recentes pesquisas mostram pontos relevantes: "O exercício no final da tarde ou à noite parece ser superior ao exercício matinal, especialmente para atividades de força e potência. O ritmo circadiano tende a atingir o pico entre 14h e 18h, e o corpo está em ótimas condições para melhor desempenho físico".

VEJA TAMBÉM: 3 exercícios fáceis e simples para perder a barriga 

"No meu entendimento, o melhor horário para se exercitar é aquele que se encaixa na sua rotina e que você pode manter consistentemente. A regularidade e a consistência no exercício são mais importantes do que a hora específica do dia em que você se exercita", enfatiza Eduardo Netto.

3. Quanto mais suor, mais perda de calorias

O suor é água e eletrólitos, e qualquer peso perdido pelo suor é recuperado assim que você se hidrata.

O emagrecimento ocorre por meio de uma abordagem biopsicossocial, incluindo a combinação de dieta saudável e exercícios regulares, não apenas pela quantidade de suor produzido.

4. É preciso malhar todos os dias para ter resultados

A frequência e a intensidade dos treinos devem ser equilibradas com períodos de descanso para permitir a recuperação do organismo.

A regularidade da atividade física é importante, mas a qualidade do estímulo e a recuperação adequada são tão importantes quanto as idas à academia.

MELHOR CHÁ para ANSIEDADE e NERVOSISMO

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor