Rosácea: entenda o que é e como tratar neste mês de conscientização
Abril é o Mês da Conscientização da Rosácea, doença de pele crônica que afeta milhões de pessoas ao redor do mundo - mas tem tratamento

Clique aqui e escute a matéria
Irritação, vermelhidão e possíveis lesões. Esses são alguns dos sintomas da chamada rosácea, doença de pele inflamatória que pode afetar diferentes partes do rosto.
Atualmente, a condição afeta entre 1,5% e 10% das populações estudadas, com maior incidência em adultos de 30 a 50 anos, de acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia. Abril, por sua vez, é o Mês da Conscientização da Rosácea, para elucidar dúvidas e destacar a importância do diagnóstico e tratamento da condição.
Felizmente, é possível controlar a rosácea com o tratamento adequado, que deve ser individualizado para minimizar os sintomas de caso a caso.
Sintomas e diagnóstico da rosácea
A médica dermatologista Cibele Hasmman lista alguns sinais de alerta que podem indicar o surgimento da rosácea.
"Vermelhidão frequente no rosto, sensação de queimação ou ardência, pequenos vasos sanguíneos visíveis, episódios de rubor facial intenso e calor no rosto, pele extremamente sensível e ressecada, e, em casos mais graves, inchaço na região afetada. Se você perceber esses sintomas, é fundamental buscar orientação médica", destaca.
Outros sintomas também são:
- Ardência;
- Coceira;
- Sensação de calor intenso;
- Ressecamento da pele.
O diagnóstico, por sua vez, é fundamental já que a rosácea trata-se de uma doença crônica.
Tratamento e prevenção
Existem alguns cuidados que ajudam a reduzir os sintomas da rosácea, evitando também possíveis crises da condição.
O tratamento eficaz envolve, principalmente, a adoção de uma rotina diária de cuidados com a pele. O uso constante de protetor solar é um dos pilares mais importantes, pois a exposição ao sol pode agravar significativamente a condição.
Utilizar produtos adequados para peles sensíveis, como espumas de limpeza e hidratantes sem fragrâncias artificiais, pode ajudar a minimizar a inflamação e fortalecer a barreira cutânea. Em casos mais graves, o dermatologista pode recomendar medicamentos tópicos ou orais para controlar a inflamação. Manter um acompanhamento dermatológico regular é fundamental, pois a rosácea é uma condição que pode variar em intensidade e exige ajustes no tratamento ao longo do tempo.
Produtos para skincare adequada
"Neste mês de abril, em que destacamos a importância da conscientização, é essencial lembrar que a informação correta é o primeiro passo para o controle da doença. Além disso, o acompanhamento dermatológico constante é fundamental para garantir a qualidade de vida de quem convive com a rosácea”, completa Cibele.
Neste sentido, a marca Cetaphil disponibiliza alguns produtos adequados de skincare para esse tipo de pele mais sensível. São eles:
Cetaphil® PRO AR Calm Control Espuma de Limpeza Facial 236ml: é um higienizador suave e eficaz, desenvolvido especialmente para peles sensíveis com tendência à vermelhidão.
Cetaphil® PRO AR Calm Control Creme Hidratante Facial 50ml: fornece hidratação por 24 horas, fortalece a pele sensível e melhora a função de barreira da pele; hidratanto e reduzindo significativamente a vermelhidão.
Cetaphil® PRO AR Calm Control Creme Hidratante Facial FPS 30 com Cor 50ml: foi especialmente desenvolvido para peles sensíveis e propensas à vermelhidão, proporcionando hidratação, proteção solar e cobertura leve6 em um único produto.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”