Sintomas e tratamento para fibromialgia, síndrome que atinge milhares de mulheres

A maioria dos pacientes que sofrem da síndrome são mulheres. Contudo, a fibromialgia também afeta homens, idosos, adolescentes e até crianças.

Publicado em 24/03/2025 às 14:59
Google News

Clique aqui e escute a matéria

De acordo com a Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), cerca de 3% da população brasileira convive com as dores crônicas causadas pelas fibromialgia.

Milhões de pessoas, principalmente mulheres, sofrem com os problemas originados da síndrome, que vão de fadiga intensa até sintomas depressivos.

Para se ter noção, a cada 10 pessoas que possuem fibromialgia, sete a nove são mulheres - 70% a 90% dos casos.

Embora seja mais comum em mulheres, a síndrome também afeta homens, idosos, adolescentes e até crianças.

“A fibromialgia causa dores principalmente nos músculos e tendões, e sua origem ainda é desconhecida. Muitas pessoas acreditam, erroneamente, que se trata apenas de um problema psicológico, já que a dor é difusa e difícil de descrever. No entanto, a condição é real e classificada como um tipo de dor nociplástica, que envolve tanto aspectos neuropático, relacionados a sensações dolorosas causadas por doenças que afetam os nervos, medula ou cérebro, quanto nociceptivos, ligado a dores causadas por lesões nos tecidos”, explica o ortopedista Lucas Sales de Melo, da Clifor Olinda.

Quais os sintomas da fibromialgia?

  • Rigidez no corpo e dor que pode piorar com fadiga ou esforço muscular
  • Distúrbios cognitivos, como dificuldade de concentração e uma sensação geral de confusão mental
  • Enxaqueca?ou?dores de cabeça de origem tensional
  • Sensação de formigamento ou dormência
  • Alterações gastrointestinais, como refluxo, intolerância à lactose e síndrome do intestino irritável

“Os sintomas podem aumentar por estresse ambiental ou emocional, transtorno do sono, trauma, exposição à umidade ou ao frio. Experiências traumáticas, como acidentes ou estresse emocional grave também podem estar ligadas ao aparecimento das dores”, explica o especialista.

Tratamento para fibromialgia

  • Exercício físico
  • Dieta alimentar adequada, diminuindo o consumo de alimentos inflamatórios
  • Fisioterapia
  • Medicamentos para dor
  • Regulação do horário de sono
  • Psicoterapia

Fibromialgia tem cura?

Lucas Sales saliente que a fibromialgia não tem cura. Além disso, em caso de tratamento não adequado, o quadro clínico do paciente pode evoluir para incapacidade física, limitações funcionais e comprometer significativamente a qualidade de vida.

O especialista alerta que é fundamental adotar um acompanhamento médico especializado, para que os sintomas sejam controlados e que o paciente  tenha uma rotina mais equilibrada e saudável.

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor