Homem de 64 anos é diagnosticado no Brasil com lipedema grau 3; especialista explica caso raro

Em São Paulo, um homem de 64 anos foi diagnosticado com lipedema grau 3 nas pernas por um dos pioneiros no tratamento cirúrgico, Dr. Fábio Kamamoto.

Publicado em 07/03/2025 às 17:24
Google News

Clique aqui e escute a matéria

O lipedema é uma condição geralmente associada às mulheres devido à influência dos hormônios femininos, mas também pode afetar homens, embora seja raro e pouco treinado.

A doença provoca o acúmulo anormal de gordura, principalmente nas pernas, braços e coxas, causando dor, inchaço e sensibilidade.

Muitas vezes, é confundido com obesidade, dificultando o diagnóstico correto. No Brasil, estima-se que cerca de 10 milhões de mulheres tenham lipedema, enquanto a prevalência masculina é incerta, representando menos de 1% dos casos relatados.

"Em homens, o lipedema é ainda mais subdiagnosticado, pois a condição já é pouco conhecida e estudada no público feminino, onde é mais prevalente, então fica ainda mais difícil entender a doença no público masculino. Isso ocorre porque os sinais iniciais podem ser discretos, dificultando o diagnóstico precoce”, afirma o Dr. Fábio Kamamoto, um dos pioneiros no tratamento cirúrgico do lipedema e diretor do Instituto Lipedema Brasil.

Um caso raro no Brasil

Um dos poucos diagnósticos de lipedema em homens no país foi feito recentemente em São Paulo pelo Dr. Fábio Kamamoto.

Luciano, de 64 anos, apresentava lipedema grau 3 nas pernas e passava anos buscando ajuda médica sem obter respostas concretas.

“Meu irmão sempre foi dinâmico e cheio de vida, mas comecei a vê-lo se anular. Ele enfrentou dificuldades de locomoção e baixa autoestima, sem que nenhum profissional identificasse a causa do seu problema”, conta Adriana, sua irmã. Após o diagnóstico no Instituto Lipedema Brasil, Luciano passou por uma cirurgia em que foram removidos 17 quilos de gordura doente.

A falta de informação sobre o lipedema, especialmente em homens, contribui para diagnósticos tardios, agravamento dos sintomas e impactos significativos na qualidade de vida.

“Nós do Instituto Lipedema Brasil, como centro de referência nos tratamentos clínico e cirúrgico, e multidisciplinar da doença no país alertamos para a importância de reconhecer os sinais da condição também nos homens, que incluem a presença de gordura localizada em áreas específicas do corpo, geralmente nas pernas e, em menor frequência, nos braços, e o aumento do volume da região, acompanhado de dor e sensibilidade”, garante o Dr. Fábio.

Tratamento do lipedema em homens

O tratamento para homens segue as mesmas diretrizes aplicadas às mulheres. As opções incluem opções linfáticas, uso de meias de especificações e, em casos mais graves, cirurgia para remoção do excesso de gordura por lipoaspiração. No caso de Luciano, a intervenção cirúrgica foi essencial para melhorar sua mobilidade e bem-estar.

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor