Endo Belly: O impacto da barriga de endometriose nos dias quentes
Caracterizado com um inchaço abdominal perceptível, o "endo belly" é muitas vezes confundido com gravidez e pode se agravar nos dias mais quentes.
Quando se fala em sintomas de endometriose, muitas vezes o foco recai sobre as intensas cólicas menstruais.
No entanto, a condição está associada a outros desconfortos significativos, como o chamado “endo belly” ou barriga de endometriose.
Esse sintoma, que envolve inchaço abdominal severo, pode ser agravado pelas ondas de calor intensas, como as que o Brasil enfrenta atualmente.
O “endo belly” se caracteriza pelo inchaço abdominal tão proeminente que, em alguns casos, pode ser confundido com uma gravidez.
“Esse quadro pode gerar angústia, especialmente em mulheres com endometriose que estão tentando engravidar. Além disso, pode desencadear reações bioquímicas, emocionais e comportamentais, impactando a qualidade de vida dessas pacientes”, explica o Dr. Patrick Bellelis, especialista em endometriose e colaborador do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo.
A causa do inchaço está no ambiente inflamatório provocado pela endometriose, que pode irritar a região gástrica, provocar gases e dilatar as alças intestinais.
Além disso, mulheres com focos da doença no intestino são mais suscetíveis a sintomas como prisão de ventre, náuseas, diarreia e sensação de torção intestinal.
Durante períodos de calor intenso, o problema pode se agravar, já que as altas temperaturas dilatam os vasos sanguíneos, aumentando o inchaço, a dor e a sensação de ganho de peso.
“Os sintomas costumam aparecer em momentos específicos do ciclo menstrual, mas também podem surgir de forma irregular ao longo do mês”, destaca o Dr. Patrick.
Para amenizar os efeitos do “endo belly”, é fundamental adotar hábitos saudáveis, como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e garantir uma boa hidratação.
Essas medidas não só auxiliam no controle da endometriose, mas também promovem benefícios à saúde mental, impactando positivamente a qualidade de vida.
“Vale ressaltar que uma avaliação médica é essencial para determinar a causa do sintoma. Nem sempre será endometriose; outras condições como doença celíaca, síndrome do intestino permeável, candidíase ou crescimento bacteriano no intestino delgado também podem estar relacionadas. Além disso, nem todas as mulheres com endometriose desenvolvem o ‘endo belly’. Cada caso precisa ser avaliado individualmente”, conclui o Dr. Patrick.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”