Menopausa: Dicas de como enfrentar os dias mais quentes com tranquilidade

Durante o verão, os desconfortos causados pela menopausa tendem a aumentar. No entanto, é possível passar por essa fase com tranquilidade e qualidade.

Publicado em 07/12/2024 às 7:00
Google News

O climatério, fase de transição do período reprodutivo para o não reprodutivo da mulher, é marcado por diversos sintomas que impactam a rotina feminina.

Ondas de calor, palpitações cardíacas, vertigens, cansaço muscular e instabilidade emocional são alguns dos sinais característicos dessa fase, que pode começar até 10 anos antes da pausa da menstruação. No verão, com o aumento das temperaturas, esses desconfortos tendem a se intensificar.

Contudo, é possível passar por essa fase com mais tranquilidade e qualidade de vida com o tratamento adequado.

A ginecologista Israelina Tavares, especialista em ginecologia regenerativa, reposição hormonal e estética íntima, alerta que a reposição hormonal é a principal estratégia para aliviar os sintomas do climatério, especialmente no verão.

“A terapia de reposição hormonal (TRH) restabelece os níveis de estrogênio, progesterona e testosterona no corpo da mulher, aliviando os sintomas físicos, psíquicos e os relacionados ao órgão genital. Ela é indicada para mulheres sem contraindicação ao uso de hormônios. Para as que não podem, alternativas como suplementos, fitoterápicos e outras medicações, sempre com orientação médica, podem ser eficazes”, explica a especialista.

Como a reposição hormonal pode ser realizada?

  • Gel transdérmico;
  • Adesivo;
  • Reposição oral;
  • Implantes hormonais;

A escolha do método é feita conforme a adaptação da paciente, e não há um método melhor que o outro, segundo a especialista.

Quais cuidados as mulheres na menopausa devem ter em seu estilo de vida?

  • Alimentação saudável;
  • Evitar o consumo exagerado de álcool e café;
  • Reduzir o consumo de glúten e açúcar;
  • Usar roupas leves;
  • Manter-se hidratada;
  • Praticar atividades físicas.

“Grande parte das mulheres tem a intensidade dos sintomas relacionada ao estilo de vida. Mulheres com alimentação saudável, que não são sedentárias, evitam alimentos ultraprocessados, álcool e fumo, geralmente passam por essa fase de forma mais tranquila. No entanto, algumas mulheres, mesmo seguindo essas recomendações, podem apresentar sintomas mais intensos devido à genética”, afirma Israelina Tavares.

Como identificar se a sensação de calor é um sintoma do climatério?

“Os calores característicos do climatério, conhecidos como ‘fogachos’, são súbitos, intensos, transitórios e ocorrem independentemente da temperatura ambiente.

Além disso, podem ser acompanhados de transpiração e vermelhidão no rosto e colo. Após o fogacho, também podem surgir calafrios”, explica a ginecologista.

“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”

Tags

Autor