Manchas nas unhas indicam câncer? Saiba o que pode ser problema de saúde
Através das unhas, é possível descobrir alguma doença ou predisposições genética. Contudo, nem todas as manchinhas são motivos de preocupação.
Recentemente, a tiktoker norte-americana Marya Sylvia relatou que descobriu um câncer após viver por 10 anos com uma mancha escura no polegar.
Para a criadora de conteúdos, a descoberta da doença foi uma grande surpresa, pois nunca desconfiou possuía câncer durante tanto tempo.
O caso de Marya Sylvia alertou outras pessoas em relação a mudanças nas unhas, que podem ser a primeira manifestação de algum problema de saúde e servem como um diagnóstico precoce de uma doença.
Alterações simples como manchas brancas ou escuras e ondulações podem ser um sinal de doenças ou predisposições genética para algumas condições.
Portanto, estar atento ao estado da sua unha é fundamental para saber como o seu corpo está por dentro.
No entanto, não precisa se espantar ou ficar preocupado quando qualquer manchinha aparecer na sua unha, pelo fato que muitas são inofensivas.
Em caso de aparições de manchas nas suas unhas, sempre procure um médico dermatologista para se consultar.
Desse modo, confira algumas manchas que farão você identificar algum problema de saúde através das unhas.
Unhas claras
Unhas excessivamente claras podem indicar doenças nutricionais e endócrinas, ligadas a ausência de nutrientes ou problemas hormonais. As unhas ficam claras por causa de falta de ferro, proteína, biotina e até mesmo a anemia.
Unhas esbranquiçadas
As unhas de Terry podem ser um sinal de diversas condições médicas, como doenças hepáticas, renais, cardíacas e diabetes.
Além disso, podem estar relacionadas a traumas, infecções fúngicas, deficiências nutricionais, exposição a substâncias químicas ou até mesmo alterações genéticas.
Algumas medicações e doenças de pele, como vitiligo e hanseníase, também podem causar esse tipo de unha.
Unhas amareladas
Essas manchas podem ser causadas por doenças como: pulmonares, hepáticas, diabetes, psoríase, além de infecções fúngicas e reações a medicamentos.
O envelhecimento e o uso de produtos químicos como água oxigenada e esmaltes também podem causar alterações nas unhas.
Unhas azuladas
A síndrome da unha azul está relacionada a diversas condições de saúde, como a argiria (causada pela exposição a sais de prata), a doença de Wilson (um distúrbio genético do metabolismo do cobre) e a doença de Raynaud (um problema de circulação sanguínea).
Além disso, problemas respiratórios como asma, pneumonia e enfisema pulmonar também podem estar associados a essa condição.
Unhas roxas
São indicativos de baixa saturação de oxigênio, comprometimento da circulação sanguínea e doenças inflamatórias das articulações.
Ondulações nas unhas
Aparecem como consequência de diversas condições de saúde, incluindo doenças infecciosas, doenças autoimunes (como psoríase e lúpus), reações a medicamentos (especialmente quimioterápicos) e como parte do processo natural de envelhecimento.
Unhas rachadas ou quebradiças
Unhas quebradiças podem ser sinal de deficiências nutricionais (como falta de vitaminas, ferro e ácido fólico), problemas hormonais (como hipotireoidismo) ou ainda resultar do uso excessivo de produtos químicos (esmaltes, removedores) e do contato frequente com água e produtos irritantes.
Linhas escuras nas unhas
A melanoníquia é uma mancha escura que aparece na unha, podendo variar do marrom ao preto. Ela é comum em pessoas de pele mais escura, como negros, japoneses e hispânicos, e geralmente é inofensiva.
No entanto, em alguns casos, pode ser sinal de um problema mais sério, como o melanoma (um tipo de câncer de pele) ou uma reação a medicamentos. As manchas podem surgir em qualquer unha, tanto das mãos quanto dos pés.
Manchas vermelhas
Podem ser um sinal de doenças como artrite reumatoide, lúpus, insuficiência cardíaca, cirrose hepática, intoxicação por monóxido de carbono ou tumores benignos.
Pele vermelha ao redor das unhas
Essa alteração sugere uma inflamação, possivelmente causada por traumas, remoção das cutículas ou contato com água e produtos químicos. Essas condições podem levar à infecção por bactérias ou fungos.
“O conteúdo deste site é destinado a fins informativos e educacionais, e não se destina a fornecer aconselhamento médico, dermatológico, nutricional ou de qualquer outra natureza. As informações aqui apresentadas não devem ser utilizadas para diagnosticar ou tratar qualquer problema de saúde. Recomendamos que você consulte um profissional de saúde qualificado para obter um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado.”